Na onda dos compactos japoneses, a Nissan chegou primeiro ao lançar o March em 2011. Pequeno e não muito bonito, agradou principalmente as mulheres, com o estilo de linhas arredondadas e ar inocente.
Avaliamos a versão especial Rio2016 1.6l 16 v, baseada na versão S, que vem de série com ar-condicionado, airbag duplo, trio elétrico, direção elétrica progressiva. Nesta série especial, vem com CD Player de tamanho 2DIN, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, banco em dois tons – preto e cinza – e maçanetas pintadas na cor do veículo. Detalhes que fazem diferença quando o assunto é carro popular. No entanto, ficou bem próximo da versão SL, tanto na quantidade de equipamentos quanto no preço, em torno de R$ 37 mil.
Vida a bordo
O Nissan March é um carrinho que surpreende, apesar da construção simplista com excesso de plásticos duros e pouco confortáveis.
A maior surpresa, claro, é no desempenho. O motor 1.6 litro (111 cv de potência) é muito mais do que suficiente para dar agilidade ao carrinho no trânsito do dia a dia, por conta do peso leve, apenas 964 kg.
A direção com assistência elétrica facilita muito as manobras, e o fato de o carro esterçar bem as rodas dianteiras é um bônus extra principalmente para quem mora em apartamento e tem de conviver com vagas apertadas.
A posição de dirigir não é das melhores, mas conta ponto a favor a regulagem de altura do banco. Pena que a direção não tinha regulagem de profundidade, somente altura.
Em relação ao consumo, não foi surpreendente, mas ficou em níveis aceitáveis, com média de 8,4 Km/l no circuito misto, com etanol, com trânsito leve na cidade.
O porta-malas é compatível com o tamanho do carro: 265 litros, porém o tanque de combustível podia ser um pouco maior. Com apenas 41 litros, não oferece uma autonomia muito grande.
Porém, o espaço interno é bom, mesmo para quem viaja no banco de trás. Só é preciso tomar cuidado ao entrar no carro para não bater a cabeça na porta.
Ficha técnica
Nissan March 1.6
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 111 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 15,1 Kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 175/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento 3.780 mm; largura, 1.665 mm; altura, 1.528 mm; entre-eixos, 2.450 mm
Peso: 964 kg
Volumes: porta-malas 265 litros; tanque de combustível, 41 litros
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5s; velocidade máxima de 191 Km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto