Chery Celer Sedan – Se fosse mais barato…

A primeira pergunta que fazem quando descobrem que você está avaliando um modelo chinês é: O carro é bom?”.

Incrível como todos têm curiosidade de saber se os chineses entregam realmente o que prometem, e no caso da Chery, com o Celer, o mote é ‘chega de carro pelado’.

Invalid rotator ID specified (path erc_1_1378077800 doesn't exist). Unable to display rotator.

Neste sentido, a resposta é sim, entregam o que prometem, com ar-condicionado de série, air bag duplo e freios ABS, sem custo adicional, por R$ 36.990 (a versão sedan avaliada).

O motor flex 1.5 litro desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm independente do combustível, e torque máximo de 14 Kgfm a 3.000 rpm, e isso representa agilidade no circuito urbano, apesar dos 1.200 kg de peso que carrega, um tanto quanto exagerado para o tamanho do carro.

Outro destaque positivo do Celer Sedan que avaliamos é a capacidade de carga, uma vez que o porta-malas leva 450 litros, e como a tampa ergue junto o vidro traseiro, tal como em um hatchback, é só rebater o banco traseiro para aumentar o espaço de carga.

 

Vida a bordo

Ainda existem, no entanto, alguns pontos que a marca precisa melhorar, e acredito que isso só será possível depois que começarem a produzir o modelo no Brasil, na planta que está em construção em Jacareí, interior de São Paulo.

O principal é o sistema de freios, extremamente borrachudo, do tipo que exige pisar com mais força no pedal para sentir que o carro está parando.

Outro ponto a ser revisto é o acabamento interno, ainda a desejar, com ruídos de plásticos soltos. Fez falta o espelho no para-sol do lado do motorista; por diversas vezes baixei o acessório em busca do espelho que não existia.

O veículo avaliado possuía uma avaria no tampão do porta-malas, provavelmente causado por excesso de peso.

Ao todo, foram mais de 15 dias de teste, tempo suficiente para se acostumar com o veículo. O veredicto final é que R$ 36.990 é um valor ainda elevado para um carro que precisa ganhar o gosto do brasileiro.

O design é elegante e atrativo, o conjunto motor e câmbio é agradável, mas ainda resta o acabamento interno a ser melhorado. Se custasse menos de R$ 30.000, seria um excelente negócio, pois nessa faixa de preço, somente carros pelados mesmo, mas na faixa dos R$ 37.000 existem opções como Renault Logan 1.6 e Fiat Siena 1.4, que já são conhecidos do consumidor.

 

Ficha técnica

Chery Celer Sedan

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V

Cilindrada: 1.496 cm³

Potência: 108 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)

Torque: 14 Kgfm a 3.000 rpm (etanol/gasolina)

Câmbio: manual – 5 velocidades

Direção: hidráulica

Tração: dianteira

Pneus: 185/60 R15

Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS  com EBD

Dimensões: comprimento 4.269 mm; largura, 1.686 mm; altura, 1.492 mm; entre-eixos, 2.527 mm

Peso: 1.200 kg

Volumes: porta-malas 450 litros

tanque de combustível, 50 litros

Desempenho:

aceleração de 0 a 100 km/h em n/d

velocidade máxima de 160/160 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.