A primeira pergunta que fazem quando descobrem que você está avaliando um modelo chinês é: O carro é bom?”.
Incrível como todos têm curiosidade de saber se os chineses entregam realmente o que prometem, e no caso da Chery, com o Celer, o mote é ‘chega de carro pelado’.
Neste sentido, a resposta é sim, entregam o que prometem, com ar-condicionado de série, air bag duplo e freios ABS, sem custo adicional, por R$ 36.990 (a versão sedan avaliada).
O motor flex 1.5 litro desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm independente do combustível, e torque máximo de 14 Kgfm a 3.000 rpm, e isso representa agilidade no circuito urbano, apesar dos 1.200 kg de peso que carrega, um tanto quanto exagerado para o tamanho do carro.
Outro destaque positivo do Celer Sedan que avaliamos é a capacidade de carga, uma vez que o porta-malas leva 450 litros, e como a tampa ergue junto o vidro traseiro, tal como em um hatchback, é só rebater o banco traseiro para aumentar o espaço de carga.
Vida a bordo
Ainda existem, no entanto, alguns pontos que a marca precisa melhorar, e acredito que isso só será possível depois que começarem a produzir o modelo no Brasil, na planta que está em construção em Jacareí, interior de São Paulo.
O principal é o sistema de freios, extremamente borrachudo, do tipo que exige pisar com mais força no pedal para sentir que o carro está parando.
Outro ponto a ser revisto é o acabamento interno, ainda a desejar, com ruídos de plásticos soltos. Fez falta o espelho no para-sol do lado do motorista; por diversas vezes baixei o acessório em busca do espelho que não existia.
O veículo avaliado possuía uma avaria no tampão do porta-malas, provavelmente causado por excesso de peso.
Ao todo, foram mais de 15 dias de teste, tempo suficiente para se acostumar com o veículo. O veredicto final é que R$ 36.990 é um valor ainda elevado para um carro que precisa ganhar o gosto do brasileiro.
O design é elegante e atrativo, o conjunto motor e câmbio é agradável, mas ainda resta o acabamento interno a ser melhorado. Se custasse menos de R$ 30.000, seria um excelente negócio, pois nessa faixa de preço, somente carros pelados mesmo, mas na faixa dos R$ 37.000 existem opções como Renault Logan 1.6 e Fiat Siena 1.4, que já são conhecidos do consumidor.
Ficha técnica
Chery Celer Sedan
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.496 cm³
Potência: 108 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 14 Kgfm a 3.000 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento 4.269 mm; largura, 1.686 mm; altura, 1.492 mm; entre-eixos, 2.527 mm
Peso: 1.200 kg
Volumes: porta-malas 450 litros
tanque de combustível, 50 litros
Desempenho:
aceleração de 0 a 100 km/h em n/d
velocidade máxima de 160/160 km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto