O Volkswagen Tiguan já é um velho conhecido do consumidor, porém é um modelo que surpreende até mesmo os mais familiarizados com automóveis. Isso porque além da mecânica Audi é recheado de conteúdos muito úteis no dia a dia, como o Park Assist II, que auxilia nas manobras de estacionamento e é, sem dúvidas, um sucesso, principalmente entre as mulheres.
O motor é um 2.0 l turbo de injeção direta de combustível, que desenvolve 200 cv a 5.100 rpm e torque máximo de 28,5 kgfm a 1.800 rpm. Acoplado a uma caixa automatizada de dupla embreagem de seis velocidades, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Nada mal para um SUV compacto.
Com design sóbrio, é ideal para quem é low profile (discreto), e busca um carro de alta performance e tecnologia mas não quer chamar atenção.
O preço é salgado: parte de R$ 112.187, segundo o site da Volkswagen. Na tabela Fipe, custa mais caro ainda: R$ 130.502.
A versão avaliada estava completa, com rodas aro 18 calçadas com pneus 235/50, teto solar panorâmico, sistema limpador dos faróis, Part Assist II que realiza manobras de baliza na horizontal e vertical, entre outros. Resultado: preço final de R$ 143.073 (site VW).
Vida a bordo
Com todos os opcionais, não gostar do Tiguan é tarefa difícil. Convidamos o Consultor do Jornal Farol Alto, Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, para avaliar o modelo, que elogiou muito o conjunto mecânico. “O câmbio é bem escalonado e o acionamento pelas borboletas atrás do volante facilita bastante, diz.
Torigoe destaca o Park Assist II e o Auto Hold como os pontos mais positivos do modelo. “Estes sistemas eletronicos facilitam muito a vida do condutor”, comenta, ao elogiar ainda o consumo e o sistema multimídia.
“O consumo é compativel com o tamanho do veiculo, e o GPS é muito prático”, diz.
Para o consultor, o único ponto negativo do modelo é o design. “O design é bem apagado, sóbrio demais, e à primeira vista não demonstra o carrão que é”, avalia.
Ficha técnica
Volkswagen Tiguan 2.0 TSI 4WD
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 200 cv a 5.100 rpm
Torque: 28,5 Kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: automático 6 velocidades
Direção: elétrica
Tração: 4×4
Pneus: 235/55 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS , com EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.427 mm; largura, 1.809 mm; altura, 1.665 mm; entre-eixos, 2.605 mm
Peso: 1.622 kg
Volumes: porta-malas – 470 l; Tanque de combustível: 64 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,5 s; velocidade máxima de 207 km/h
Editor da Revista Farol Alto