Tal como o sedan 408, da Peugeot, o hatchback 308 automático passa a contar com transmissão de seis velocidades na versão com motor 2.0 litros. A 1.6 l continua apenas com a opção de câmbio manual, e a THP (1.6 l turbo), mantém o sistema automático também de seis velocidades.
Além disso, o 308 2014 ganhou novas buchas de articulação na suspensão traseira, que segundo a marca estão mais macias. Ainda na parte de trás, recebeu um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria.
Já no eixo dianteiro, a Peugeot aplicou um novo apoio superior da mola, para a melhor filtragem das irregularidades do piso.
Vida a bordo
O 308 é um carro bonito apesar de o tempo já ter desgastado um pouco o design do modelo, pois em relação ao antigo 307, mudou de forma sutil.
Os faróis diurnos de leds deram ar mais sofisticado ao modelo, assim como o teto de vidro panorâmico, um acessório que a marca faz questão de usar, como uma assinatura.
O conforto interno vale tanto para motorista quanto para passageiros. Os bancos são confortáveis e dão bom suporte ao corpo. O modelo avaliado tinha estofamento em tecido claro, uma tendência de mercado, mas que suja com facilidade. Bancos de couro não estão disponíveis como itens opcionais.
Entre os itens de série, destaque para o sistema de piloto automático com limitador de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico e o ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseiras.
O GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7’’ rebatível eletricamente é um opcional, e custa R$ 2 mil.
Em movimento, a nova transmissão mostrou bastante valor. Com duas marchas a mais do que a geração anterior, ficou perceptível a redução de consumo e maior agilidade no trânsito do dia a dia.
Porém, ainda não foi desta vez que os ‘buracos’ acabaram – no modo normal, é sensível a defasagem entre o momento da aceleração e a resposta do veículo.
Mas, ao pressionar o botão Sport no console central tudo isso acaba. O carro fica esperto, a mudança de marchas ocorre com uma rotação mais elevada e as reduzidas são frequêntes, em todas das marchas. Nesta situação fica bem divertido conduzir o veículo, porém o consumo cresce e se equipara ao modelo anterior, com câmbio de quatro velocidades.
Já as mudanças na suspensão deixaram o carro mais confortável, com menor sensibilidade às irregularidades do piso.
Ficha técnica
Peugeot 308 Allure 2.0 Aut
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, gasolina
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 151 cv a 6.000 rpm (etanol), 143 cv a 6.250 rpm (gasolina)
Torque: 22 / 20 kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: automático – 6 marchas
Direção: eletro-hidráulica variável
Tração: dianteira
Pneus: 225 / 45 R17
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.276 mm; largura, 1.815 mm; altura, 1.498 mm; entre-eixos, 2.608 mm
Peso: 1.360 kg
Volumes: porta-malas – 430 l; tanque de combustível: 60 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,9 s (e/g); velocidade máxima de 213 km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto