Mercedes-Benz B200 – Minivan para homem

Lançada em 2012, a Mercedes-Benz Classe B é uma minivan, do tipo monovolume, tal como Chevrolet Spin, Citroën C4 Picasso e cia. limitada, modelos apreciados pelo público feminino pela posição alta de dirigir e versatilidade de uso.

Invalid rotator ID specified (path erc_85_1394070660 doesn't exist). Unable to display rotator.

Só que a Classe B é diferente. A marca manteve a carroceria monovolume, mas por dentro, não fez questão de montar uma minivan, mas sim um veículo espaçoso, apesar de compacto, e de excelente dirigibilidade.

Claro que é diferente de um Classe C ou qualquer outro sedan da marca, afinal, é um monovolume. Mas está longe de ser um C4 Picasso.

Trata-se, assim, de um monovolume esportivo, já que conta com conjunto propulsor de alto desempenho com motor 1.6 litro turbo de 156 cv e 250 Nm de torque máximo, transmissão automatizada de sete velocidade e dupla embreagem, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge velocidade máxima de 220 km/h.

Com design de causar inveja, agrada tanto o público masculino quanto o feminino, uma raridade em minivans.

Vida a bordo
O Classe B é um modelo popular, ainda que premium. Não conta com diversos sistemas de conforto normalmente encontrados nas Mercedes-Benz superiores, como bancos elétricos com memória de ajuste e ar-condicionado bi-zone, mas ainda assim é uma Mercedes.

E isso significa dizer que custa muito mais do que vale: R$ 116.900, somente para ter em casa um carro com a estrela de três pontas.

Além disso, possuir características não muito bem adaptadas às condições brasileiras de vias, que são repletas de buracos e lombadas, sem falar na má qualidade do asfalto. Assim, é comum ter problemas prematuros de bolhas nos pneus e no sistema de direção elétrica.

As rodas de 18 polegadas e os pneus de perfil baixo, juntamente como sistema de suspensão mais rígido do que os modelos nacionais, tornam o Classe B muito sensível ao asfalto ruim. Isso não é um defeito do carro, mas prejudica do seu desempenho.

A posição de dirigir é agradável, não tanto quanto o Classe C, mas melhor do que a maioria das minivans. Chama atenção a alavanca de câmbio, na coluna de direção, que normalmente fica neste lugar quando o banco da frente é inteiriço, sem coluna central, o que não é o caso da Classe B. Por outro lado tem borboletas atrás do volante para troca de marchas, item bem vindo na condução esportiva.

Ficha técnica
Mercedes-Benz B200 Turbo Sport
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.595 cm³
Potência: 156 cv a 5.300 rpm
Torque: 250 Nm entre 1.250 – 4.000 rpm
Câmbio: 7 velocidades, dupla embreagem (7G-DCT)
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 225/40 R18
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS , com EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.359 mm; largura, 2.010 mm; altura, 1.558 mm; entre-eixos, 2.699 mm
Peso: 1.425 kg
Volumes: porta-malas – 488 l; tanque de combustível: 56 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,4 s; velocidade máxima de 220 km/h (limitada eletronicamente)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.