Renault Logan – Bonito e econômico

O novo Renault Logan ficou bonito. Isso é fácil de ver. Mas ficou também econômico, principalmente a versão com motor 1.0 litro 16V Hi-Power, a avaliada nesta reportagem.

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Com 77 cv de potência quando abastecido com gasolina, chegou a fazer, de acordo com o computador de bordo, 18 km/l no ciclo urbano, com trânsito leve e velocidade média de 30 km/h. Algo realmente impressionante, por se tratar de um carro reativamente grande, espaçoso e com 1028 kg de peso.

O computador de bordo escolhido pela Renault possui, a propósito, um excelente programa de auxílio ao motorista, que indica se a forma de condução está ou não econômica, por meio de notas em três quesitos: aceleração, troca de marchas e antecipação.

Quanto mais suave é a aceleração, melhor. Quanto mais próximo do tempo ideal é feita a troca de marchas, melhor, e quanto maior a distância percorrida sem acelerar, melhor. Em tempo, o carro tem no painel um indicador do melhor tempo de troca de marchas. Basta seguir o indicador para ter 100% de aproveitamento no quesito troca de marchas.

Este módulo do computador de bordo indica ainda a distância percorrida, a duração, o consumo médio, o consumo total em litros de combustível, a velocidade média e também uma informação muito interessante, que é a distância percorrida sem consumo.

Em uma viagem para o litoral sul de São Paulo, de ida e volta, foram impressionantes 60 km percorridos sem consumo em um total de 170 km, algo em torno de 35% do trajeto.

Vida a bordo
Em relação ao Logan anterior, o novo melhorou bastante o desempenho e, mesmo sendo um carro de velocidade final baixa, se comporta muito bem até os 100 km/h. Acima disso, o motor já começa a ficar áspero e também passa a sentir mais o peso do carro e do vento, e por isso é recomendado apenas para quem utiliza predominadamente no circuito urbano. Aspereza no motor 1.0 litro da Renault é uma constante que já dura anos, mas apesar disso este é um propulsor robusto, que apresenta baixo índice de manutenção, o que compensa mantê-lo na linha.

O acabamento é simples, cheio de plásticos duros, com um painel simples e sem termômetro, uma tendência cruel dos novos modelos, pois o motorista só fica sabendo que o motor está sobreaquecendo quando é tarde demais.

Ficha técnica
Novo Logan 1.0 16V Hi-Power
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 80/77 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 10,5/10,2 kgfm a 4.250 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/65 R15
Freios: disco sólido na dianteira (259 mm) e tambor na traseira (178 mm ou 203 mm, quando equipado com direção hidráulica), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.349 mm; largura, 1.733 mm; altura, 1.529; entre-eixos, 2.635 mm
Peso: 1.028 kg
Volumes: porta-malas – 510 l; tanque de combustível: 50 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 14,2/14,3 s (e/g); velocidade máxima de 163/160 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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