Esqueça tudo que você conhece do antigo Classe A, da década de 1990. O novo, lançado há pouco mais de um ano, é totalmente diferente do anterior. A única semelhança é o sentimento de satisfação que a estrela de três pontas oferece a quem a possui.
O estilo é dos melhores, com silhueta agradável e linhas bem resolvidas, com a ampla grade frontal e o emblema da estrela ao centro, tal como os demais modelos da marca.
Mas, por dentro, o requinte é quebrado pela tela de 5,8 polegadas da central multimídia ao centro, que mais parece um pequeno tablet adaptado ao painel do que um equipamento do veículo. Ficou estranho e pouco equilibrado.
Sob o capô, um conjunto mecânico já bem conhecido, pois é o mesmo utilizado em outros modelos da marca, como Classe B e C: propulsor de 1.6 litro turbo de injeção direta que rende 156 cv e toque máximo de 250 Nm, acoplado a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.
O hatchback de entrada da Mercedes-Benz é encontrado em duas versões: A 200 Turbo Style (R$ 108.500) e Urban (118.900), com pequenas diferenças de acabamentos e tamanho das rodas (16” no Style e 17” no Urban).
Vida a bordo
Atrás do volante, o comportamento do Classe A é digno de um Mercedes-Benz. A versão avaliada era a Style, que se diferencia da Urban apenas nos detalhes.
Chamou atenção o sistema de Start/Stop, que desliga o motor em congestionamentos e paradas de semáforo. Muito bom e eficiente, ajuda muito a manter o consumo baixo no trânsito diário, com médias de 10 Km/l em situações de velocidade média abaixo de 10 Km/h.
Na estrada, o motor 1.6 turbo mostrou excelente fôlego e o conjunto de suspensão segurou muito bem o carro nas curvas, mesmo com carga total. Claro que isso tem um preço, pois como a maioria dos veículos premuim, a suspensão é um pouco dura demais para as ruas esburacadas da cidade, que chegam a incomodar, dependendo da região que se trafega.
Outro detalhe importante para este veículo é o cuidado com a qualidade do combustível, pois o sistema de injeção direta é sensível. Durante uma viagem, o carro começou a falhar depois de um tempo após abastecer com gasolina comum, e a luz de injeção acendeu no painel. Horas depois, reabastecemos com gasolina Podium, e logo que demos a partida, a luz apagou, mas depois de 100 Km voltou acender, de forma definitiva. Infelizmente a montadora não retornou nossos pedidos de esclarecimento até o fechamento desta edição.
Ficha técnica
Mercedes-Benz Classe A 200 Turbo Style
Motor: dianteiro, transversal, injeção direta, 4 cilindros, 16V
Cilindrada: 1.595 cm³
Potência: 156 cv a 5.300 rpm
Torque: 250 Nm entre 1.250 – 4.000 rpm
Câmbio: 7 velocidades, dupla embreagem (7G-DCT)
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R16
Freios: disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS , com EBD e ESP
Dimensões: comprimento, 4.292 mm; largura, 2.022 mm; altura, 1.434 mm; entre-eixos, 2.699 mm
Peso: 1.370 kg
Volumes: porta-malas – 341 l; Tanque de combustível: 50 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,3 s; velocidade máxima de 224 km/h (limitada eletronicamente)
Editor da Revista Farol Alto