Top team tem final regional neste sábado

A final regional do  Top Team 2018 acontece neste sábado (16/6), na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP). A competição, realizada globalmente pela empresa tem como objetivo valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais de serviços das redes de concessionárias. Oito países disputarão duas vagas para a decisão mundial, 6 e 7 de dezembro, na Suécia, que será decidida entre 12 equipes.

Os oito países concorrentes são Brasil, África do Sul, Argentina, Chile, México, Peru, Quênia e Uruguai. Pelo regulamento, as vagas serão preenchidas pelas duas equipes que somarem o maior número de pontos em quatro provas práticas e uma teórica. Tudo sob a pressão do relógio. As práticas serão organizadas em estações que apresentarão diferentes níveis de dificuldades e problemas a serem resolvidos. Por exemplo, uma etapa poderá ser descobrir uma simulação de falha num caminhão ou ônibus, e encontrar a solução. Já a teórica, pode conter questões do dia a dia da oficina e conhecimentos gerais Scania. Vencem os times que apresentarem melhor conhecimento técnico, aliado a poder de decisão, raciocínio rápido, trabalho em equipe e controle e equilíbrio psicológico.

O Top Team nasceu na Suécia em 1989. Em 1996, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011, registrou 44 representantes, e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final internacional com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012-2013 a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais, PR. Nas últimas edições (2014-2015) e (2017-2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul. Na final mundial em 2015, a Btec ficou em terceiro lugar. O primeiro ficou com a Nova Zelândia, e o segundo, com o Reino Unido. A edição (2017-2018) marca o recorde de participantes: 70 países.

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.