A briga no segmento off road de transporte de cargas promete ser das mais quentes. A prova disso é a DAF que aproveitou a Fenatran para mostrar seus novos lançamentos, os modelos CF 85 e o XF 105, destinados ao transporte de cana-de açúcar e madeira.
Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões foi claro ao explicar os planos da marca para os próximos anos, ou seja, de ampliar a participação de mercado, apresentar modelo que atendam às necessidades das transportadoras, ampliar a rede de concessionárias.
O diretor comercial da marca, Luís Gamim, ressaltou que a DAF vê um grande potencial no segmento off road. “Estamos entrando em um segmento com grande potencial comercial e nivelado pela qualidade e pelo baixo custo operacional”, garante.
Os dois modelos contam com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 c.v. e o XF105 de 520 cv. O propulsor tem bloco em ferro fundido vermicular, seis cilindros em linha, embreagem Sacks Heavy Duty e a transmissão ZF ASTronic automatizada de 16 marchas.
Estes pesadões têm o seletor Dual Driving com modos de condução On Road ou Off Road, para respostas mais precisas e melhor desempenho. O eixo trativo Meritor tem redução nos cubos em relações de 4,55:1 ou 5,41:1. A admissão de ar é do tipo ciclônica, com filtro centrífugo, com filtragem de até 80%, melhorando a performance do filtro, o que reduz o consumo de combustível.
Todos os modelos vêm com proteção de radiador. O padrão florestal conta também com proteção do cárter de óleo, e o padrão cana com redutor de nuvens de poeira para proteção do motor. A quinta roda de 3,5 polegadas é adequada às aplicações, com rampa auxiliar para acoplamento e desacoplamento do implemento.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo