Qual o Kicks que será mais nipônico? A resposta virá na última etapa do concurso promovido pela Nissan. O “Concurso Acadêmico de Design Gráfico Nissan Kicks “, presta homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. As artes reproduzem ícones marcantes do Japão de maneira ousada e atrevida.
Os três projetos serão avaliados por uma equipe formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e Marketing. O vencedor será conhecido no dia 29 de junho.
A comissão julgadora do concurso recebeu projetos de universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo. Daniel Ferreira Junqueira (Pontifícia Universidade Católica – RJ), Ian Penteado de Oliveira Gomes (Pontifícia Universidade Católica – RJ) e Mauricio Sacrini (Instituto Mauá de Tecnologia – SP) são os autores dos projetos finalistas.
Daniel optou pela representação dos kanjis, símbolos gráficos japoneses que representam palavras ou expressões. “Os desenhos buscam o movimento da caligrafia japonesa e também podem se relacionar diretamente com as estradas desbravadas pelo automóvel”, disse o estudante.
O conceito de Ian, por sua vez, homenageia o Kasato-Maru, navio que em 1908 trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. “A inspiração veio da cor do navio. O formato ondular faz referência ao longo caminho navegado em mar aberto e também no traçado da pintura japonesa”, comentou Ian.
Já o modelo de Maurício faz uma mescla de diversos ícones japoneses, relacionando-os com o Brasil. “As linhas fluídas e orgânicas simbolizam a relação entre os dois povos. Elas representam uma conexão humana e, ao mesmo tempo, tecnológica”, explicou Maurício.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo