A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) registrou crescimento de 2,3% nas vendas de pneus no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, com um aumento total de 28,9 milhões unidades de pneus.
A comercialização para reposição no período puxou para baixo o resultado, já que houve queda de 4,6% no total. O resultado é atribuído, principalmente, à diminuição de 14,2% nas vendas de pneus para veículos comerciais leves e de 8,5% nas vendas para carros de passeio. Para o setor de veículos de carga, as vendas mantiveram-se estáveis. Já a reposição de pneus de moto cresceu 7,9% no período, para 4,8 milhões de unidades.
O saldo positivo no semestre foi encabeçado pelas vendas para montadoras, com aproximadamente 7,6 milhões de unidades de pneus, 28,3% a mais comparando com o 1º semestre de 2017. O resultado foi puxado pela forte alta nas vendas de pneus para veículos de carga, somando 678 mil de unidades, um acréscimo de 79,9% sobre as 377 mil vendidas em 2017. Destaque também para a venda de pneus para montadoras de veículos de passeio, que saíram de 4 milhões para 4,9 milhões, crescimento de 24,7%.
O melhor mês do semestre em vendas de pneus foi junho, com aproximadamente 5,5 milhões de unidades vendidas, número 11% superior ao mesmo mês de 2017.
“O resultado poderia ter sido melhor, já que tínhamos registrado um forte aumento nas vendas nos primeiros meses deste ano. Mas sentimos o impacto da paralisação em maio e da Copa do Mundo, que afetaram o funcionamento das linhas de produção e as vendas no varejo”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo