Peugeot mostra o futuro com o e-Legend concept

A Peugeot apresenta no Salão de Paris deste ano, o conceito e-Legend. Movido por um grupo motopropulsor 100% elétrico, com baterias de 100 kWh, a motorização entrega um torque de 800 Nm e uma potência de 340 Kw distribuídos para as quatro rodas motrizes. Esse nível de desempenho permite percorrer de 0 a 100 km/h em menos de 4s e alcançar uma velocidade máxima de 220Km/h. A autonomia é de 600 km dependendo do protocolo WLTP, dos quais 500 km são acessíveis em 25 minutos graças à recarga rápida. Para evitar eventuais problemas com tecnologia disponível, carro dispõe de recarregamento por indução.

O conceito foi baseado em um modelo dos anos 1960 e 1970, o 504 Coupé. Na dianteira, o visual da marca com três garras e dois módulos duplos. A máscara dianteira está totalmente embutida nos para-lamas dianteiros e é cortada ao meio por uma viga em alumínio preto, herança dos para-choques de aço cromado. Na traseira,a terceira luz de freio, localizada no alto do vidro traseiro, se estende por todo o comprimento e reflete um conjunto de múltiplas lâminas.

As laterais têm três camadas distintas, incluindo uma extensão da plataforma técnica na parte de baixo e uma área envidraçada inspirada nas proporções entre chapa e vidro do 504 Coupé. As caixas de rodas são esculpidas em negativo, e as dianteiras contêm uma passagem de ar. Todo o conjunto é realçado por um arco de metal que circunda os vidros laterais e destaca o vidro traseiro engastado e facetado.

O e-Legend conta com quatro modos de condução: dois modos autônomos: Soft: privilegia o conforto dos ocupantes. Sharp: caracterização precisa e dinâmica do veículo. E dois modos sob o comando do motorista.

Com medidas de 4650 mm de comprimento; largura de 1930 mm; altura de 1370 mm e 2690 mm de entre-eixos, o modelo é recheado de tecnologia como o assistente pessoal com comando de voz adaptado à condução autônoma. Com uma simples frase, o condutor pode alterar o modo de condução, ouvir sua playlist preferida ou mesmo abrir e fechar as portas eletrificas do veículo, mapping, que permite enviar mensagens de navegação apenas ao condutor, zoning que permite a individualização total dos conteúdos, de modo que os passageiros estejam cada um em sua própria  bolha sonora, sem atrapalhar os outros, entre outros equipamentos.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.