Volkswagen up! Black – Massagem grátis

O motor três cilindros 1.0 litro que equipa o Volkswagen up! não é necessariamente uma novidade do modelo, que abaca de estrear no mercado brasileiro com a pretensão de ser o Fusca do século XXI. Isso porque a Volkswagen antecipou o lançamento do motor no Fox Bluemotion, que avaliamos há cerca de um ano, em Agosto de 2013. Na época, chamou atenção o nível de vibração do motor, muito maior do que o 1.0 litro de quatro cilindros, porém era pouco perceptível aos ocupantes, graças ao enorme coxim hidráulico que o sustenta.

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O up! porém, não teve tanta sorte. Ao entrar no carro e virar a chave, a primeira sensação foi de receber uma leve massagem na região lombar (nádegas). Alguns modelos premium como Audi A8 dispõem de massageadores nos assentos, mas há também um botão de desligar. O up! não disponibiliza essa opção, lamentavelmente.

Este é o principal problema do mais recente lançamento da Volks brasileira. O segundo é o preço. A versão mais simples custa a partir de R$ 26.900, sem ar-condicionado nem direção elétrica. Já o modelo avaliado era o topo de linha black up!, com câmbio manual, que tem preço inicial de R$ 40.190. Com os opcionais, o preço final sobe para R$ 42.172, graças aos bancos de couro sintético (R$ 680), e o sistema de multimídia com GPS (R$ 1.200 + R$ 102, do kit de preparação para o multimídia).

De série, a versão black vem com ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aro 15”, air bag duplo e freios ABS, computador de bordo, sensor de estacionamento (!), faróis e lanternas de neblina, entre outros.

Vida a bordo
Apesar da massagem constante, o up! é um carro que tem outras qualidades, sendo a principal delas as cinco estrelas no Latin NCAP (somente para passageiro adulto). Com isso, o modelo o primeiro compacto a conquistar o nível máximo de segurança nos testes de colisão, mesmo não dispondo de apenas dois air bags.

A condução do compacto é tranquila, porém o motor de 82 cv (etanol) responde bem somente depois dos 3.500 rpm, em uma faixa de rotação que já está bem acima do torque máximo (10,4 Kgfm a 3.000 rpm – etanol). Até os 3.500 rpm o carro é bem morno, mas bom o suficiente para rodar no congestionamento, pois torna-se econômico.

Com pouco espaço interno, é ideal para pessoas solteiras e com poucos amigos, ou casais sem filhos. Ainda não pegou, tal como a montadora gostaria, mas em um futuro próximo, pode ser que as vendas superem expectativas.

Ficha técnica
Volkswagen up! 1.0 12v Bluemotion Black-Up 2015
Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 82/75 cv a 6.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 10,4/9,7 Kgfm a 3.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS, com EBD
Dimensões: comprimento, 3.605 mm; largura, 1.645 mm; altura, 1.500 mm; entre-eixos, 2.421 mm
Peso: 958 kg
Volumes: porta-malas – 285 l; Tanque de combustível: 50 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 12,6 s; velocidade máxima de 163 km/h

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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