Nissan Kicks XPlay é limitado e divertido

Preto com teto vermelho. Uma combinação de cores que torna fácil diferenciar a versão XPlay do SUV compacto Kicks, da Nissan. Trata-se da terceira edição da versão XPlay, que teve início em 2021, nas cores branco e vermelho. A segunda edição, em 2022, era cinza e vermelho.

Os elementos básicos da versão são a assinatura XPlay nas soleiras das portas, acima do acabamento da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros, além do aerofólio e os adesivos na parte superior das colunas C. Os retrovisores contam com acabamento em vermelho, assim como na parte inferior das portas e do para-choque dianteiro, e as rodas aro 17 em preto brilhante.

Internamente, o novo XPlay  apresenta detalhes em vermelho nas saídas de ar, na base do volante, nas costuras duplas do painel, nos tapetes, no apoio de braço e nos bancos. E, como sempre, o número de ordem de fabricação da unidade na grade dianteira, em um dos favos que compõem o design da peça e possui acabamento em vermelho.

O preço da exclusividade é de R$ 140.490, e está posicionado entre as versões Advance e Exclusive. Trata-se de uma versão Advance com alguns equipamentos a mais e design diferenciado.

O conjunto motor-transmissão do XPlay é idêntico ao das demais versões, assim como toda suspensão, freios e direção. Sob o capô, o bom 1.6 aspirado com duplo comando de válvulas variáveis na admissão e escape, que rende 113 cv/110 cv de potência máxima a 5600 rpm, e torque máximo de 15,3 kgfm/15,2 kgfm a 4000 rpm (etanol/gasolina), acoplado à transmissão CVT com seis marcas virtuais.

Entre os equipamentos de série, o destaque da versão XPlay é o carregador sem fio para celular.

Ao volante
Mesmo sendo mecanicamente igual às demais versões, o XPlay dá sensação de ser mais divertido de dirigir. O powertrain é muito robusto e confiável, acelera com vigor, ainda que o desempenho seja apenas mediano, com velocidade máxima de 175 km/h e aceleração de 0a 100 km/h em 11,8 segundos.

A posição de dirigir é boa, graças à regulagem de altura e profundidade do volante, que permite encontrar o ajuste correto. O espelhamento do celular com a central multimídia conta com Android Auto e CarPlay, mas com fios. Poderia ser wireless.

No dia a dia, é um carro bem macio e confortável, compacto, com boa altura do solo (200mm), e diferenciado nos detalhes, que ampliam a sensação de bem estar atrás do volante.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

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