JAC J3 Turin S 1.5 Jet Flex – Bicombustível de ponta

Com motor mais potente, o sedan popular da JAC
ganhou tecnologia 
flex de última geração e
cresce sobre concorrência

A evolução dos veículos chineses surpreende. O novo JAC J3 Turin S 1.5 Jet Flex é tao superior ao modelo antigo que se destaca até mesmo entre concorrentes da mesma categoria, como Fiat Grand Siena, Volkswagen Voyage e Chevrolet Cobalt.

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Isso porque entre os carros compactos vendidos no mercado, o chinês é um dos poucos modelos bicombustível a possuir sistema de partida a frio sem tanquinho.

Ponto para a JAC Motors que saiu na frente e incrementou o modelo de maior volume de venda com excelente motor 1.5 litro, 16 V, com comando de válvulas variáveis, que rende potência máxima de 127/125 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina), e torque máximo de 15,7/15,5 Kgfm a 4.000 rpm (e/g).

Desenvolvido pela Delphi, o sistema de partida a frio conta com flauta de alimentação maior e mais alta para acomodar os novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol.

Além da mudança de motorização (a versão antiga, que ainda é comercializada, tem motor 1.4 litro a gasolina), a JAC incrementou o interior do J3 Turin S 1.5 Jet Flex, com costura do volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel em vermelho, novos pedais e soleiras.

Vida a bordo
O motor mais potente deixou o modelo muito mais gostoso de dirigir, claro. Mais ágil, reage bem nas arrancadas e retomadas, parte graças à maior capacidade volumétrica e também à tecnologia de comandos de válvulas variáveis.

Porém o mais importante é o nível de conforto, que na versão anterior era muito boa, e nesta nova, ficou ainda melhor. O acerto de suspensão está próximo ao perfeito para a qualidade das vias brasileiras, que são péssimas.

Faltou um computador de bordo, e o sistema de som apresentou mau contato na antena interna, o que impedia uma perfeita sintonia das estações de rádio. Para piorar, a porta USB exigia auxílio de cabo, e não lia arquivos no celular.

Outro problema apresentado pelo modelo de teste durante a semana de avaliação foi um forte rangido no pedal da embreagem, percebido logo no primeiro dia de uso do carro. Porém, com o passar do tempo e uso mais frequente do veículo, o rangido foi se atenuando até sumir completamente, o que leva a crer que uma simples lubrificação resolveria o caso.

Ficha técnica
JAC J3 Turin S 1.5 Jet Flex
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, VVT, flex
Cilindrada: 1.499 cm³
Potência: 127/125 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 15,7/15,5 Kgfm a 4.000 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 185/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS, com EBD
Dimensões: comprimento, 4.150 mm; largura, 1.650 mm; altura, 1.460 mm; entre-eixos, 2.400 mm
Peso: 1.100 kg
Volumes: porta-malas – 490 l; tanque de combustível: 48 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,9 s; velocidade máxima de 196 km/h
Consumo (Km/l): n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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