Defeitos intrigantes – Motor ferve ao virar para a esquerda

Alexandre Morikawa Automecânica e Elétrica Morikawa R. São Paulo de Oliveira, 877  Jd. Cumbica, Guarulhos  (11) 2481-3819
Alexandre Morikawa
Automecânica e Elétrica Morikawa
R. São Paulo de Oliveira, 877
Jd. Cumbica, Guarulhos
(11) 2481-3819

Já tratei neste espaço a importância de se utilizar peças de qualidade na reparação automotiva, e volto a ressaltar este assunto pois acredito que somente com muita insistência conseguiremos mudar a cabeça do consumidor que visa preço ao invés de qualidade, pois isso sempre acaba refletindo de forma negativa para nós, profissionais da reparação.

Neste mês tivemos um caso muito curioso na oficina, envolvendo sistema de arrefecimento. O veículo, no caso, era um Fiat Doblò 2008/2009, com mais de 130.000 Km, adquirido usado, com cerca de 70.000 km. O proprietário anterior teve um problema e precisou trocar a bomba d’água, e utilizou uma peça qualquer.

Pouco mais de 50.000 km depois, começou a ocorrer algo inusitado. Ao trafegar na cidade, no dia a dia, tudo normal. Porém, nos trechos de subida de serra, na estrada, sempre que virava para a esquerda, em aclive, o ponteiro do medidor de temperatura do motor ia para o vermelho, indicando sobreaquecimento. Porém, nos trechos planos, isso não acontecia.

Diagnóstico
morikawa-4dobloTrouxemos o carro para a oficina e iniciamos o processo de diagnóstico do defeito. Era a primeira vez que tinha visto algo assim com o sistema de arrefecimento. Anos antes, resolvi um problema similar, mas relacionado à bomba de combustível, em um Volkswagen Polo Classic. Sempre que o motorista virava para a direita, o combustível saía do copo e o motor apagava.

Rotor em plástico é tendência de mercado, pois não se desgasta
Rotor em plástico é tendência de mercado, pois não se desgasta

Neste caso, iniciamos com uma verificação na tubulação de circulação de água, mas estava tudo ok. Nenhuma mangueira furada, nem rachada. Retiramos a bomba d’água e passamos a avaliar as suas condições. Constatamos que o rotor estava espanado, porém não totalmente, e isso causava o defeito intermitente. Toda vez que o carro virava para a esquerda, em subida, o fluxo do fluido ia para o lado direito e o rotor girava em falso no eixo. Nas demais situações, ele encaixava e travava no eixo, e funcionava conforme deveria.

Peça de melhor qualidade tem travas para não girar em falso
Peça de melhor qualidade tem travas para não girar em falso

Ocorre porém que o rotor dessa bomba é de plástico, pois segundo os fabricantes de bombas, este é um material que sofre menos desgaste por corrosão do que o alumínio, e por isso existe uma tendência de as próprias montadoras fazerem essa substituição, uma vez que o rotor desgastado pode prejudicar todo o sistema de arrefecimento do veículo.

No entanto, é preciso ficar atento para a qualidade do componente. É certo que uma peça com preço muito mais baixo do que as de marcas famosas pode não ter a mesma durabilidade, e é um erro achar que ao instalar um componente desses o consumidor está economizando dinheiro. Pode até ser que em um primeiro momento sim, porém alguns meses depois pode voltar a ter o mesmo problema e isso é ruim inclusive para quem realiza o serviço.

As bombas modernas com rotor de plástico contam com eixo metálico sextavado, além de serem presas por meio de um sistema de travas por dentes, o que impede o rotor girar em falso, mesmo quando submetido às variações de temperatura e umidade, que geram dilatações.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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