Defeito crônico: Os mancais do Fiat 500 1.4 EVO

Ao comprar um veículo novo, o mínimo que se espera é qualidade. Infelizmente os proprietários de Fiat 500 equipados com motor 1.4 Flex 8V EVO precisam ter sorte, pois muitas unidades têm apresentado um defeito crônico de folga dos mancais do virabrequim, que causa desgaste das bronzinas e um barulho insuportável vindo do motor.

Recentemente recebemos uma unidade desses aqui na oficina. Era um 500 Cult 1.4 Flex 8V EVO, ano/modelo 2011/2012, que tem preço médio de R$ 30.264, segundo tabela Fipe. O mais incrível de tudo: tinha apenas 20.000 km rodados.

Para resolver o problema, é preciso desmontar todo o subchassis do veículo, retirar o motor e abrí-lo

Para um veículo com esta quilometragem apresentar um defeito desses só existe uma explicação: falha de projeto.

O pior é que, para reparar o defeito, o trabalho é grande. As bronzinas de mancais do virabrequim são peças internas do motor, e por isso é preciso retirá-lo do veículo para fazer a manutenção. Só que, no 500, essa uma tarefa muito complicada, pois para remover o motor, é necessário desmontar todo o subchassis.

As bronzinas apresentam marcas de desgaste provocado pelo defeito

Ao remover as bronzinas, é possível ver as marcas do desgaste provocado pelo problema. As bronzinas servem como apoios para o virabrequim. São duas peças de aço em formato de meia-lua revestido com metal anti-fricção, com um sulco que permite a passagem de óleo para lubrificar o sistema. As bronzinas devem ficar perfeitamente alojadas nos mancais, pois garantem o apoio do virabrequim, assim como para dissipar o calor gerado pela fricção.

O defeito é tão grave que existem diversos relatos na internet de proprietários insatisfeitos. A solução é trocar as brozinas, mancais, bielas e, se necessário, o virabrequim, que em alguns casos aceita retífica.

Claudio Cobeio

Proprietário da Cobeio Car (R. Antônio das Chagas, 825 - Chácara Santo Antônio, São Paulo) - (11) 5181-8447

14 thoughts on “Defeito crônico: Os mancais do Fiat 500 1.4 EVO

  1. Bom dia! O carro da minha esposa está com mesmo problema. O mecânico da minha cidade recomendou fazer a retífica de todo o motor. Nesse caso que vc explicou foi feito a retífica?

    Grato

    1. Oi Rodrigo, obrigado pela sua mensagem.
      Sou Alexandre Akashi, editor do site. Não foi preciso retificar o motor no caso da reportagem. Apenas foi feita a substituição de bronzinas, mancais e bielas, assim como do virabrequim.

  2. Estou com o mesmíssimo problema. J´á mandei pra um mecânico de confiança e agora estou esperando para ver quais peças precisará trocar. Ele tb comentou sobre a dificuldade de abrir o motor. Pode me passar qual foi o custo das peças, nesse caso?
    O carrinho é tão bem feito (exceção a esse defeito crônico) que compensa arrumar e ficar com ele.

  3. Ola Pessoal boa tarde
    Comprei um fiat 500 com 36 mil KM e estou com problema na injeção eletrônica e tb um barulho no motor, que meu mecânico disse, que terei que retifca-lo… fiquei super triste e frustrada.
    um carro tão novo dando um problema deste !

  4. Pois é, tb comprei um com 55.000 e apresenta o mesmo caso, vai ter que fazer a parte de baixo, o mecânico que é de minha confiança disse que este problema ocorre quando a bomba de óleo não lubrifica corretamente, ele disse que o ideal é trocar a boamba tambem. No que fizeram trocaram a bomba? o defeito voltou após algum tempo do conserto?

  5. Eu tenho um fiat 500 ano 2015, hoje com 9.052 Km, não atingiu nem a quilometragem para fazer a primeira revisão que é com 15.000 km mais ja me deu varias dor de cabeça a quilometragem é baixa porque o carro não presta cambio semi automático, que é bomba pura. ele trepida a embreagem desde de zero sempre reclamo sem solução enntrei reclame aqui nº 94507551, onde recebi a resposta de mal uso, tenho varios carros e dirijo desde 1975, não tem com dizer mal uso, se fosse cambio manual poderia ate ser embreagem cerrada. é um carro que so quem dirige sou eu. não anda de mão em mão. e este problema foi percebido desde o inicio do uso deste veículo. fica minha indignação para concessionaria FIAT. ja usei vários carro da marca e sempre defendia a marca hoje não farei mais comentários positivos somente negativo em relação a FIAT.
    por isso digo sempre se for comprar carro da fiat cuidado com kit de embreagem principalmente o fiat 500 e o gransiena.

  6. Comprei um Fiat 500 Cult de ano 2012 com 64.000km rodados. Foi uma negociação particular por um anúncio no OLX, onde fechamos negócio na casa do vendedor. O carro está lindo, embora precise de poucos retoques. O antigo dono, por receio de não me conhecer e com base nos roubos de carros que existem, ele não se dispos a sair comigo pra darmos uma volta, só após eu realizar a transferência do valor do carro, porém eu liguei o motor e e funcionou de boa. Fechamos negócio, fomos ao cartorio e tudo certo. Na volta pra casa, na estrada, pois fui buscar o carro em outra cidade, comecei a ouvir um barulho de batida, semelhante ao som de longe de um helicóptero, mas como não entendo nada sobre carros, achei que poderia ser caracteristico. Isso foi há uma semana atrás, e de lá pra cá o barulho aumentou um pouco. Meu tio olhou e logo de cara afirmou ser problema no motor, foi quando levei na Fiat e o mecânico so de abrir e capô, afirmou que poderia ser pistão ou biela, mas que precisaria abrir o motor e retificar e etc… Como lá custa muito caro a mão de obra, levei em uma oficina de confiança do meu tio, e o mecânico disse a mesma coisa. O fato estranho, foi o antigo dono trocar o óleo do carro um dia antes da venda, um fato do qual eu não sabia, mas ao relatar aos mecânicos, os dois disseram a mesma coisa ao vêr o tipo do óleo na nota fiscal do serviço: os dois disseram que era um óleo mais grosso, e como eu só vi o carro funcionando na garagem, e no caminho pro cartorio, nao deu pra notar o barulho, só na medida que peguei a estrada e a medida que foi esquentando, o óleo foi afinando, fazendo com que as peças aumentasse as supostas folgas e começassem a bater. Daí agora estou eu, lesado por não entender de carros, com um prejuízo previsto de no mínimo uns 3 mil reais (e olhe lá), e dando entrada em um processo judicial contra quem me vendeu. Já pode acabar 2020. rsrs

  7. Acho que é preciso (os proprietários de fiat 500 com problemas no eixo do virabrequim) entrar com um processo contra a fiat, deveriam fazer um recall pois esse defeito é característico do fiat 500, o meu nem chegou na segunda revisão e está com o mesmo problema. Não importa se já acabou a garantia, é vicio oculto e se leva em consideração a previsão de vida útil do motor. O carro é bonitinho mas ordinário…fiat lesando o consumidor.

  8. Passei por tudo aqui relatado. Fiat 500 Cult 2012/2012, com 63mil rodados, prejuízo de 7 mil, isso porque o mecânico é praticamente meu irmão. Fiat não está nem aí para o consumidor, lamentável, pois o carro é muito bom , tecnológico, fora esses detalhes.

  9. O Fiat 500 da minha esposa começou com o barulho característico desse problema. Esta semana vamos levar no mecânico para confirmar e ver o prejuízo.

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