Fazer 250 ABS é destaque da Yamaha

O maior e mais importante lançamento da Yamaha Brasil para 2017 é a nova Yamaha Fazer 250 ABS, que chega para revolucionar o segmento das motos naked na faixa de 250 cc. Com design cheio de arrojo, sistema ABS de série e garantia de fábrica de 4 anos, a moto custa R$ 14.990.

A moto foi totalmente refeita. O chassi é mais leve e resistente a torções; emagreceu 4 kg e tem ângulo do cáster de 24,5°e trail de 98 mm. A suspensão é completamente nova, mais robusta, sendo na dianteira com tubos internos mais largos (de 37mm de diâmetro para 41mm) e com 10mm de curso (de 120 para 130mm). Já na traseira, o amortecedor único tem curso de 120mm, com ajuste de sete níveis de compressão.

Com sistema ABS de série, a moto custa R$ 14.990

Agora com 10 raios, as rodas em liga leve ganharam design mais arrojado e, além de mais bonitas, também estão mais largas, passando de 2,15para 2,5 polegadas na dianteira, e de 3,0 polegadas na traseira, para 4,0. Os pneus são os Pirelli Sport Demon. Na dianteira a medida é de 100/80-17, enquanto na traseira passa de 130/70-17, do modelo anterior, para 140/70-17. O farol e lanterna traseira são em LED, o painel digital tem iluminação em LED e conta agora com indicadores de consumo instantâneo e média de consumo.

Já o motor flex monocilíndrico de arrefecimento misto tem capacidade de 249,5 cm³ e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote. Internamente, conta com pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada pela nova Fazer é de 21,3 cv e de 21,5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.

O câmbio tem 5 marchas e a transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo.

A nova versão da trail está mais aventureira e melhor adaptada a incursões no off-road

Outra novidade é a XTZ 150 Crosser Z. Além dos conhecidos atributos da Crosser – que agora passa a se chamar Crosser S –, como economia, durabilidade e conforto, a nova versão da trail  está mais aventureira e melhor adaptada a incursões no off-road, principalmente em terrenos ruins e com lama. Nela, o para-lama dianteiro é alto, fixado junto a mesa inferior. Além disso, a nova versão da Crosser é equipada com protetores de bengala e guarda-pó nos cilindros dos amortecedores dianteiros.

A moto permite ajustes no gerenciamento do motor por meio de um aplicativo para smartphones

A nova YZ450F 2018 chega com novo motor, mais potente, leve e com partida elétrica. Nele o sistema de arrefecimento também é novo, garantindo ainda mais eficiência. A moto é a primeira a receber ajustes no gerenciamento do motor por meio de um aplicativo para smartphones via wi-fi, o Yamaha Power Tuner, com o qual é possível alterar a forma como a potência e torque são entregues.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.