BMW X1 com vazamento de óleo

O BMW X1 é sonho de consumo de muitos motoristas. Estreou no País em 2010, com uma versão topo de linha, mas alguns meses depois chegou a de entrada, sDrive 18i, com motor aspirado 2.0 litros, de injeção direta, e 150 cv de potência. O preço, na época, era de R$ 174.900.

Hoje, um modelo 2012, tal como o avaliado neste artigo, custa, segundo tabela Fipe, R$ 65.879. Pode até parecer uma pechincha, mas é bom ficar atento com alguns defeitos crônicos que este modelo apresenta, principalmente em relação à vazamentos de óleo de motor, um problema comum, com várias passagens pela nossa oficina. E, o mais interessante de tudo é que trata-se de um defeito que ocorre com baixa quilometragem. Os carros que reparamos têm, em média, 30.000 Km rodados.

Como o motor é inclinado, óleo vaza pela tampa do cabeçote…

O problema não é grave, mas vazamento de óleo é o tipo de defeito deve ser solucionado o quanto antes, pois é bastante desagradável: suja o chão da garagem com gotas de óleo, o motor fica com óleo escorrido e quando esquenta exala o cheiro de óleo queimado e acaba contaminando o ar interior do carro.

… que se acumula no defletor do sistema de exaustão

O diagnóstico de defeito é simples, pois geralmente o motorista chega à oficina reclamando de cheiro de queimado no habitáculo. Por falha na junta da tampa do cabeçote, o óleo vaza e se acumula no refletor que protege o sistema de exaustão, e quando o motor esquenta, cheira queimado e sai fumaça pelo capô.

Outro ponto que costuma vazar óleo é pela junta da bomba de vácuo, localizada na parte posterior do motor. A solução é trocar esses componentes, que apesar de ser considerado um defeito simples de resolver, requer uma boa desmontagem e bastante cuidado. O acesso é difícil e a montagem demanda bastante atenção.

Defeito é comum
nos demais BMW
com motor similar

O resultado disso é uma despesa inesperada e de custo elevado. Esse serviço já com as peças inclusas sai por volta de R$ 1.600. Além do vazamento, não nos deparamos com outros problemas não previstos na manutenção da X1.

Não tem uma revisão barata, é proporcional ao preço e a marca do carro, e como é normal, dependendo da quilometragem, há sempre substituição de peças desgastadas.

Marcelo Navega

Marcelo Navega

Marcelo Navega é proprietário da Navega Mecânica Rua Gaivota, 860 - Moema (11) 5055 9992 www.navegamecanica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *