Pisca alerta bobo

Uma picape Volkswagen Saveiro Cross 2013 com apenas 1.000 km rodados chegou à oficina com um defeito inusitado: sempre que o carro desacelerava bruscamente, as luzes do pisca alerta acendiam. Este modelo conta, sim, com sistema que aciona o pisca alerta quando se freia com força, nas chamadas frenagens de emergência, porém as luzes funcionavam até mesmo sem pisar no pedal de freio, bastava acelerar um pouco mais forte e soltar o pedal da direita.

O primeiro diagnóstico possível para um defeito como este é erro de programação. Para resolver, é preciso um equipamento de diagnóstico original, que somente as concessionárias possuem. Assim, levamos o carro para a rede oficial da marca, que cobra cerca de R$ 300 para efetuar a reprogramação do módulo de conforto do carro, que controla o sistema.

Na concessionária, um módulo de conforto novo custa aproximadamente R$ 800

No dia seguinte informaram que podíamos ir buscá-lo. Mas, as notícias não eram boas. Não realizaram o procedimento, com a desculpa de que o equipamento original não conseguiu se comunicar com o módulo. Achei estranho, mas o que fazer? Ao comunicar o proprietário do veículo, descobri que o defeito inusitado era, na verdade, um defeito colocado.

Depois de alguns meses da compra, o proprietário faleceu e o veículo ficou parado desde então. Ao tentar ligar, não havia carga na bateria e, assim, foi feita uma transferência de carga. Muito provavelmente algum componente interno do módulo de conforto que controla esse dispositivo foi afetado nessa operação. Seria, então, preciso trocar o módulo, que custa aproximadamente R$ 800.

Provável causa do
defeito foi uma
transferência de carga

Mas foi possível um conserto alternativo. Após estudar o esquema elétrico do carro, descobri que o sensor de velocidade se comunica com o módulo de conforto e outros sistemas do veículo, por meio da Rede CAN. Como provavelmente algum componente interno do módulo foi avariado no processo de transferência de carga, e o cliente achou absurdo pagar quase mil reais em um componente novo, desabilitei essa função do sistema do módulo de conforto.

O veículo funciona normalmente, porém ao realizar uma frenagem de emergência, as luzes do alerta não acionam automaticamente, tal como em um carro que não dispõe dessa função.

Sergio Torigoe

Sergio Torigoe

Engenheiro mecânico, proprietário do Centro de Diagnóstico Automotivo Torigoe, na Rua Serra de Botucatú, 2724, Tatuapé. (11) 2097-8440

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