Designers mostram o Kicks mais nipônico

Qual o Kicks que será mais nipônico? A resposta virá na última etapa do concurso promovido pela  Nissan. O “Concurso Acadêmico de Design Gráfico Nissan Kicks “,  presta homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.  As artes reproduzem ícones marcantes do Japão de maneira ousada e atrevida.

Os três projetos serão avaliados por uma equipe formada por membros do Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e Marketing. O vencedor será conhecido no dia 29 de junho.

A comissão julgadora do concurso recebeu projetos de universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo. Daniel Ferreira Junqueira (Pontifícia Universidade Católica – RJ), Ian Penteado de Oliveira Gomes (Pontifícia Universidade Católica – RJ) e Mauricio Sacrini (Instituto Mauá de Tecnologia – SP) são os autores dos projetos finalistas.

Daniel optou pela representação dos kanjis, símbolos gráficos japoneses que representam palavras ou expressões. “Os desenhos buscam o movimento da caligrafia japonesa e também podem se relacionar diretamente com as estradas desbravadas pelo automóvel”, disse o estudante.

O conceito de Ian, por sua vez, homenageia o Kasato-Maru, navio que em 1908 trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. “A inspiração veio da cor do navio. O formato ondular faz referência ao longo caminho navegado em mar aberto e também no traçado da pintura japonesa”, comentou Ian.

Já o modelo de Maurício faz uma mescla de diversos ícones japoneses, relacionando-os com o Brasil. “As linhas fluídas e orgânicas simbolizam a relação entre os dois povos. Elas representam uma conexão humana e, ao mesmo tempo, tecnológica”, explicou Maurício.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.