Entenda algumas tecnologias de pneus

A Goodyear tem pneus para todas as necessidades em seu portfólio. No total, são sete famílias que atendem às principais características de cada perfil de consumidor. Em automóveis de alta performance é recomendável que o pneu seja um modelo que ofereça maior desenvoltura em traçados mais rápidos. Já nos casos em que o consumidor preza pelo conforto e economia, a opção deve ficar pelos compostos elaborados para carros com as mesmas características.

Goodyear Wrangler MTR com Kevlar

As principais diferenças estão nos tipos de compostos utilizados e na maneira que são fabricados. Em pneus elaborados para carros mais potentes, o costado é mais rígido e as respostas são mais rápidas. Nos modelos que prezam pela economia de combustível e pela durabilidade, são utilizados compostos de borracha diferenciados na banda de rodagem, proporcionando maior longevidade e melhor custo-benefício.

Cada modelo de pneu tem características de acordo com as necessidades de cada público. O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos. A prova da esportividade da marca pode ser conferida na NASCAR e no case de desenvolvimento do composto em conjunto com a Chevrolet para o Camaro. Já o EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, um elevado grau de segurança (menor espaço de frenagem) e excelente tração. No caso do Assurance, o foco é na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência. E for fim, Kelly e a Cargo, são as marcas elaboradas para os motoristas que buscam total custo-benefício.

Veja abaixo algumas tecnologias patenteadas pela Goodyear:

  • RunOnFlat™ – Garante o máximo nível de segurança ao condutor de um veículo em caso de furo ou impacto severo de um pneu, mesmo que este perca toda a pressão de ar. Nessa situação ele pode percorrer até 80 Km com uma velocidade máxima de 80 Km/h.
  • AquaMax™ – Oferece maior aderência em diferentes tipos de pisos, principalmente em pisos molhados.
  • ComforTred™ – Gera um rodar suave, silencioso e confortável.
  • TripleTred™ – Proporciona maior performance, aderência e dirigibilidade.
  • Kevlar da DuPont™ – O inovador material, 5 vezes mais resistente do que o aço, aumenta a resistência do costado a cortes e furos, área onde há maior demanda de resistência quando utilizado em terreno off-road.
  • V-Tred™ – Oferece uma dirigibilidade rápida e esportiva, além de excelente performance em altas velocidades.
  • TreadLock™ – Oferece maior dispersão de água e melhor resistência contra aquaplanagem.
  • Active CornerGrip™ – Proporciona alta tração e excepcional capacidade de condução em estradas molhadas e secas.
  • Weather Reactive™ – Proporciona excelente dirigibilidade e alta performance nos mais diferentes tipos de piso.
  • Active Braking™ – Aumenta a área de contato com o solo e da aderência ao frear, proporcionando menor distância de frenagem.
  • Reinforced Construction Technology™ – Construção com materiais leves, melhorando a dirigibilidade. Melhor desempenho nas curvas e menor desgaste da banda de rodagem.
  • Grip Booster™ – Resina adesiva que entrega melhor aderência e desempenho em pistas secas e molhadas.
  • TractiveGroove™ – Aumenta a tração e a estabilidade lateral, reduzindo o ruído externo.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.