Formação adequada contribui na melhoria dos novos motoristas

Mensalmente centenas de novos motoristas recebem a tão sonhada  carteira de habilitação (CNH). Por mais que tenham passado pelos centros de formação de condutores, as autoescolas, pegar no volante e dirigir pela primeira vez é algo que assusta muita gente.  O receio frente a situações desconhecidas aterroriza alguns motoristas de primeira viagem, já que ainda não estão seguros quanto ao seu comportamento na direção.

A entrada em cena do simulador de direção tem contribuído na formação desses novos condutores. Segundo o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Rio Grande do Sul, primeiro estado a implantar os simuladores, revelou que o equipamento reduz acidentes em até 50%, e aumenta a segurança no trânsito.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) fez uma experiência com simuladores no X Congresso Brasileiro sobre Acidentes de Tráfegos. O resultado foi: 94% dos médicos e psicólogos disseram acreditar que o uso dos simuladores ajuda na formação de novos condutores, e 77% acreditam que os alunos se sentem mais seguros para ingressar nas aulas práticas depois de passar por eles. A pesquisa ainda revelou que o uso dos simuladores é capaz de deixar o aluno até 90% pronto, porque, com as aulas no aparelho, ele pode desenvolver habilidades motoras e sensoriais para enfrentar melhor situações difíceis no trânsito.

Para Jobel Araújo, gerente da Mobilis, empresa que fabrica simuladores, um dos principais responsáveis pelas ocorrências que levam os motoristas iniciantes a se envolverem em um acidente é a dificuldade de prever e gerir os riscos que irão encontrar nas vias públicas. “Com a utilização dos simuladores na formação dos futuros condutores, acreditamos numa transformação positiva. Essa tecnologia aperfeiçoa o treinamento dos motoristas, que passam a avaliar melhor e prestar mais atenção aos fatores de risco. O instrutor poderá, por exemplo, orientá-lo em aulas com excesso de veículos, pedestres e até crianças na saída da escola”, avalia.

Lei

A resolução 543 Contran, de julho de 2015, estabeleceu que quem vai tirar a primeira habilitação categoria B, deve fazer, no mínimo, 25 horas/aula. Destas, pelo menos 5 horas em um simulador de direção, tendo uma hora/aula com conteúdo noturno.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.