Bosch reinventa o limpador de para-brisas

A anedota conta que foram os portugueses que inventaram o limpador de para-brisas. Mas os japoneses aperfeiçoaram e o colocaram do lado de fora do carro. Brincadeiras à parte, este é um componente que há muito tempo funciona da mesma forma. Porém, os engenheiros da Bosch se deram ao trabalho de pensar e imaginaram uma solução diferente para o esguicho de água usado na hora de tirar a poeira do vidro.

A ideia foi remover os esguichos de cima do capô e os instalar nos braços dos limpadores. Com isso, empresa promete maior eficiência e redução no consumo de água em até 50%. Batizado de Jet Wiper, o novo sistema borrifa um jato de água diretamente à frente das palhetas, o que proporciona uma limpeza uniforme sem que a pulverização prejudique a visão do motorista.

Confira o vídeo com demonstração do Jet Wiper

Segundo a Bosch, o Jet Wiper não requer palhetas especiais, e o limpador pode ser aquecido de acordo com a temperatura externa, por meio de um sensor que ativa o aquecimento dos elementos da mangueira e do ejetor para garantir desempenho confiável mesmo durante o inverno, tornando a tecnologia ideal para regiões mais frias.

O sistema já está em uso comercial, em modelos importados como o Tesla Model 3, Volvo X90 e XC40, Peugeot 3008 e 5008, e Citroen DS7. A Bosch apresentará o sistema ao vivo durante a 27ª edição do Congresso SAE Brasil, que ocorre de 3 a 5 setembro, em São Paulo.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto alexandre@farolalto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.