Renault comemora um milhão de Sandero

Um dos principais modelos da Renault, o Sandero, atinge a marca de um milhão de veículos produzidos. Fabricado no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, é comercializado nas versões Authentique, Expression e GT Line, além do aventureiro Stepway e do esportivo R.S. 2.0. O veículo é exportado para a Argentina, Uruguai e Paraguai. Desde seu lançamento há 10 anos, as exportações chegam a 210 mil unidades.

Lançado no Brasil em 2007, o Sandero contava com as opções de motorização 1.0 e o 1.6, ambos 16V Hi-Flex.v Em 2011, recebeu um facelift, passando a contar com um design mais moderno, interior mais sofisticado e mais itens de conforto. Três anos depois, chegaria a nova geração. O Novo Sandero foi construído sobre uma nova plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total do interior.

Versões especiais

Sandero Stepway- Lançado em 2008, trazia sob o capô o motor 1.6 16V Hi-Flex. O veículo também passou pelo facelift em 2011, apresentando uma personalidade própria em relação às demais versões. Para-choques mais encorpados, máscaras negras nos faróis e lanternas, além da altura elevada em relação ao solo marcaram esta versão. Em 2012, o modelo ganhou a série limitada Rip Curl, feita em parceria com a marca multinacional de moda surfwear. No total, mais de 258,8 mil Sandero Stepway já foram produzidos, tem com 26% de participação no segmento.

Sandero R.S. 2.0- Em setembro de 2015 chega o primeiro Renault Sport fabricado e comercializado no Brasil. A versão que manteve a carroceria do Sandero com um DNA das pistas para as ruas, trazendo importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, entre outras) e estéticas. Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina,  tem motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado.

Em maio de 2017, a versão ganharia uma série especial com visual ainda mais esportivo, com a nova série limitada batizada de Racing Spirit, trazendo de série pneus Michelin PS4 associados a rodas de 17 polegadas, com pinças de freio e a parte central pintadas em vermelho. A cor vermelha, que remete a esportividade no mundo todo, está presente no contorno inferior do para-choque específico com desenho das lâminas em estilo F1, espelhos retrovisores, difusor e nova faixa lateral com a inscrição “Racing Spirit”, além disso, traz uma exclusividade da versão, uma placa de câmbio com numeração exclusiva e teto do interior em preto.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.