Jetta GLI:veloz e luxuoso

O Jetta GLI chega  custando R$ 144.990 e vem para ocupar o topo dos modelos da Volkswagen. Posicionado acima das configurações R-Line, Comfortline e 250 TSI, o sedã  conta com motor 350 TSI, com 230 cv 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm,  transmissão é a DSG, de dupla embreagem, com seis marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.

 O Jetta GLI vem de série com direção progressiva, sistema de suspensão independente nas quatro rodas. Freio discos ventilados de 312 milímetros, na traseira os discos têm 300 milímetros. O sistema possui recurso BSW, de secagem dos discos de freio dianteiros, para ajudar a remover a água e dar mais segurança na frenagem em dias chuvosos.

O sistema de freios tem distribuição eletrônica da pressão de frenagem (EBD) e de assistência hidráulica à frenagem (HBA), freio de estacionamento eletroeletrônico, com acionamento por meio de botão e função Auto Hold e rodas de 18 polegadas (pneus 225/45 R18). Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), Bloqueio Eletrônico do Diferencial, sistema Start/Stop e Função de Frenagem de Manobra (RBF).

GTI

Nascida nos Estados Unidos na década de 1980, a sigla GTI (Gran Luxury Injection), se refere aos modelos de topo de gama, com apelo refinado dos sedãs. O modelo que chega esse mês as concessionárias é produzido no México, mede 4.709 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.478 mm de altura e 2.680 mm de entre eixos, porta-malas 510 litros.

O interior do Jetta GLI mescla esportividade e a luxo, elementos cromados do volante, capas dos pedais e soleiras de porta, volante multifuncional de couro com shift paddles, bancos de couro (os dianteiros contam com regulagem elétrica e sistema de aquecimento – o do motorista oferece ainda três posições de memória) e sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades.

O único opcional é o teto solar panorâmico, que abrange mais da metade da área do teto do veículo. O Jetta GLI está disponível em seis cores: três sólidas (Branco Puro, Cinza Puro e Vermelho Tornado), duas metálicas (Cinza Platinum e Prata Pyrit) e uma perolizada (Preto Mystic).

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.