Fiat inaugura centro de design em Betim

A fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automóveis- em Betim região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, passa a contar com o novo Design Center Latam, um estúdio de design  automotivo que ocupando uma área de 2.700 metros quadrados em dois pavimentos,  com cerca de150 profissionais que desenvolvem os novos modelos da marca italiana.

Designers projetam os futuros veículos

Foram investidos R$ 11,4 milhões no novo estúdio que conta com simuladores que permitem desde avaliar as condições de direção, conectividades e até ser utilizado para clínicas onde a equipe técnica avalia a reação das pessoas através de um sala de espelho.  O outro simulador em realidade virtual, avalia acabamentos interno e externo, como cores e texturas, é utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.

Simulador permite a avaliação da forma de condução das pessoas

O centro de design tem também uma Sala Virtual que projeta um veículo em tamanho real, permitindo dos detalhes específicos de textura. Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, foi construído um Showroom para as apresentações das várias fases dos até à aprovação final. A iluminação difusa valoriza a forma e cores dos modelos.

Técnico molda com massa clay, detalhes do carro

O complexo de design tem também o Integrated, uma área de 674 metros quadrados, que permite a construção em tamanho real de um veículo, onde é utilizada a massa clay,  uma espécie de argila própria para este tipo de escultura. No segundo piso um mezanino permite permitindo que os designers mantenham contato visual permanente com o modelo que está em desenvolvimento.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.