Por dentro da direção autônoma

Para quem nunca andou em um caminhão com direção autônoma, a Fenatran é o local indicado para matar a curiosidade. A Mercedes-Benz promove test-drive no evento no Atego 2730 6×4, único caminhão com a tecnologia que estará à disposição dos motoristas. É oportunidade de saber como funciona o veículo que opera juntamente com as colhedoras no campo.

O uso de caminhão com direção autônoma na colheita de cana contribui na redução no consumo de combustível e lubrificantes e nos custos de reparo e manutenção em comparação com tratores. Proporciona maior velocidade média de operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade, e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível.

Com capacidade para até 14 toneladas de carga líquida, o Atego 2730 6×4 com direção autônoma é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 286 cv de potência a 2.200 rpm, com torque de 1.120 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. A transmissão automatizada MB PowerShift G211 de 12 marchas foi desenvolvida para aplicações off-road, assegurando inteligência nas trocas de marcha. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, com o veículo podendo ser utilizado durante 24 horas exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita.

O caminhão é equipado com estribo acima da linha do parachoque, grade de proteção, escape vertical e parachoque de plástico de alta resistência dividido em três partes, o que facilita o reparo. A Mercedes-Benz expõe ainda o Axor 3131 com direção autônoma.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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