O visual extrovertido do Uno College é exatamente isso que as imagens da matéria mostram: um carnaval de cores, um arco-íris cheio de laranja, azul e vermelho sob o fundo branco do carro (o pacote College só está disponível para a versão Vivace 1.0 l 4 portas na cor branca).
Por fora, chama atenção os espelhos retrovisores e as maçanetas pintadas de vermelho, o adesivo de zíper nas laterais, as rodas pintadas de branco e os anéis em vermelho na grade frontal.
Por dentro, detalhes em azul nos puxadores de porta, moldura central e comandos do ar-condicionado, e em vermelho nas maçanetas, botão central do ar-condicionado, moldura das saídas de ar laterais e volante, além da decoração dos bancos. Os dianteiros contam ainda com porta objetos na parte traseira.
Entre os itens de série traz ar-condicionado, direção hidráulica, apoia-pé para o motorista, para-brisas degradê, barras longitudinais no teto, regulagem de altura para o cinto de segurança, console porta-objetos no teto, faróis com máscara negra, faróis de neblina, lanternas traseiras fumê, rodas de liga leve de 14 polegadas, travas elétricas, vidros elétricos e volante com regulagem de altura.
Nada mal, mas faltou regulagem elétrica nos retrovisores externos. E o pacote acresce R$ 6.011 ao valor do carro que fica com custo total de R$ 33.541.
Vida a bordo
A dirigibilidade do Uno College é como a de qualquer outra versão do modelo. O motor 1.0 litro rende 75 cv quando abastecido com etanol, não é dos melhores entre os populares, e com 920 kg de peso não empolga.
A diversão está mesmo no visual. É para quem gosta de chamar atenção na rua, tal como um pavão. Foi feito para meninas e meninos extrovertidos, descolados e que não temem rótulos.
O apoio de pé foi uma boa sacada, mesmo com câmbio manual, evita que o motorista use o pedal de embreagem para descansar a perna, ato muito comum e que reduz a vida útil da embreagem.
Pelo preço, podia ter integrado sistema de áudio com bluetooth e USB, item que não está disponível como opcional de fábrica para este pacote.
Outro item que faltou foi o computador de bordo, com informações sobre consumo médio e instantâneo.
Também faltou e poderia estar incluído no pacote é a regulagem de altura do banco do motorista, importante para encontrar a posição ideal de dirigir.
Ficha técnica
Fiat Uno College (Vivace 1.0l)
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 8 válvulas, flex
Cilindrada: 999,1 cm³
Potência: 75 cv/73 cv a 6.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 9,9/9,5 kgfm a 3.850 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5 marchas
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 175/65 R14
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 3.770 mm; largura, 1.636 mm; altura, 1.480 mm; entre-eixos, 2.376 mm
Peso: 920 kg
Volumes: porta-malas – 280 l; tanque de combustível: 48 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 13,8/14,7 s (e/g), velocidade máxima de 153/151 km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto