Fiat Bravo Essence – Bonito e relativamente barato

Na propaganda da TV, a Fiat anuncia o Bravo por R$ 51.990. Bem humorado, o texto descreve os itens de série do carro enquanto o preço reduz, de R$ 56.800 para o valor já mencionado. “Já vem com motor 1.8 16 válvulas flex, air bag duplo, direção elétrica dual drive, ar-condicionado, freio com ABS e EBD, piloto automático e rodas de liga leve de 16 polegadas”, diz o locutor. Claro que o preço é válido apenas para a versão Essence.

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Porém, no site da empresa, o modelo tem preço a partir de R$ 56.730. Assim, se a ideia é ter um hatch médio o preço promocional é um bom negócio, frente à concorrência (o Chevrolet Cruze ao lado tem preço a partir de R$ 68.890, segundo o site da montadora).

Avaliamos a versão do comercial, porém equipada com mais de R$ 20.500 em opcionais: RadioNav com todas as funcionalidades Blue&Me” Nav com GPS (R$ 3.441), apoia-braço central banco traseiro com porta-copos (R$ 337), ar-condicionado automático bizone (R$ 2.675), câmbio Dualogic Plus (R$ 2.752), kit high tech com retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular (R$ 840), Pack safety com air bag de joelhos, laterais e de janelas (R$ 3.221), rodas de liga leve 17’’ (R$ 2.376), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (R$ 1.393), teto solar (R$ 4.894), alavancas de seleção das marchas tipo borboleta (R$ 403).

No total, o preço do carro avaliado sobe para mais de R$ 70.000, suficiente para adquirir a versão T-Jet.

Vida a bordo
Com tantos opcionais, fica fácil se apaixonar pelo modelo. Até mesmo o câmbio Dualogic Plus mostrou estar em melhor forma.

Bem calibrado, os trancos estão quase imperceptíveis. A única crítica é para situações pontuais, como em manobras em que é necessário ‘queimar’ uma pouco a embreagem para superar pequenos degraus.

Mas, o ideal mesmo seria a Fiat equipar o modelo com um câmbio automático, tal como os concorrentes têm feito. Quem sabe em uma próxima geração. O lado bom é o preço mais acessível. Afinal, o Bravo é bom de design, com linhas arredondadas de excelente bom gosto.

O motor e.TorQ 1.8l rende apenas 132 cv de potência (é o mais fraco entre os concorrentes) mas dá conta do recado. A posição de dirigir é um dos melhores e leva cinco passageiros com bom nível de conforto. Pelo preço, o modelo de entrada é um dos melhores negócios na categoria.

Ficha técnica
Fiat Bravo Essence 1.8 Dualogic
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, flex
Cilindrada: 1.747 cm³
Potência: 132/130 cv a 5.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 18,9/18,4 kgfm a 4.500 rpm (e/g)
Câmbio: automatizado – 5 marchas
Direção: elétrica
Tração: dianteira
Pneus: 205/55 R16
Freios: disco ventilado na dianteira (284 mm) e solido na traseira (251 mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.336 mm; largura, 1.792 mm; altura, 1.508; entre-eixos, 2.602 mm
Peso: 1.345 kg
Volumes: porta-malas – 400 l; tanque de combustível: 58 l
Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,9/10,3 s (e/g); velocidade máxima de 193/191 km/h (e/g)

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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