Com preço inicial de R$ 46.790, o Renault Sandero Stepway faz parte do rol de modelos que contam com um apelo extra para conquistar o coração do consumidor: suspensão elevada e apliques plásticos que enriquecem o visual.
Mas, é preciso lembrar que se trata de um veículo compacto, desenvolvido pela Dacia e vendido no Brasil com símbolo Renault. É o mesmo que ocorre com roupas de marca, que são manufaturados por empresas desconhecidas e vendidos a preço de outro simplesmente por possuir uma etiqueta da moda.
A parte boa do negócio é que a Dacia entende muito mais de terreno ruim do que a Renault e por isso os veículos Dacia têm sido muito bem aceitos pelo consumidor brasileiro. São relativamente confortáveis (o que reduz custos na produção), mas robustos de mecânica (motor e suspensão).
O modelo avaliado pelo consultor automotivo Sergio Torigoe, do Centro de Diagnóstico Torigoe, era completo, com bancos de couro (R$ 1.130) e Pack Media Nav (R$ 900). Só não tinha pintura metálica, que acrescentaria R$ 1.050 à conta. Com todos estes opcionais, o preço salta para R$ 49.870, quase R$ 50.000 em um compacto.
Há ainda versão com câmbio automático, que custa a partir de R$ 52.000.
Vida a bordo
Segundo Torigoe, os pontos positivos do Sandero Stepway são a suspensão elevada, o espaço interno, a simplicidade da manutenção, e os opcionais bancos em couro e central multimídia com GPS. “Ser mais alto facilita a condução nas ruas esburacadas de São Paulo”, afirma.
Porém, nem tudo são flores. Torigoe critica o posicionamento do botão de controle dos retrovisores, o desempenho e o consumo do motor 1.6 l 8V. “O controle dos retrovisores está mau posicionado, pois fica embaixo da alavanca do freio de mão , quando abaixado”, comenta. “Além disso, o ar-condicionado podia ser uma pouco mais forte”, diz.
“No geral, dou nota 7 para o carro, que está numa faixa de preço muito competitiva do mercado. Quase todas as montadoras oferecem produtos similares ou até melhores. Mas, tem suas qualidades”, conclui.
Ficha técnica
Renault Sandero Stepway
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 106/98 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm
Torque: 15,5/14,5 (e/g) kgfm a 2.850 rpm
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidraulica
Tração: dianteira
Pneus: 195/60 R16
Freios: disco ventilado na dianteira (259 mm) e tambor na traseira (203 mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.091 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.640 mm; entre-eixos, 2.591 mm
Peso: 1.117 kg
Volumes: porta-malas, 320 litros; tanque de combustível, 50 litros
Desempenho: 0 a 100 km/h em 11,1/11,5 s (e/g); velocidade máxima de 179/177 km/h (e/g)
Editor da Revista Farol Alto