VW Saveiro Cabine Dupla – Mais espaço interno

O primeiro ponto de atenção no novo Volkswagen Saveiro Cabine Dupla é o tamanho do carro, muito mais comprido do que qualquer outro modelo da família com o qual divide plataforma. A primeira impressão é que a caçamba é maior e comporta mais carga do que o único concorrente, o Fiat Strada, mas após análise das fichas técnicas, descobre-se que este não é o motivo. O modelo da VW leva 580 litros enquanto o Fiat, 680l.

Invalid rotator ID specified (path erc_61_1413227925 doesn't exist). Unable to display rotator.

A diferença está em um ponto um pouco mais importante, inclusive. Na cabine. Isso fica claro apenas ao andar no banco traseiro, onde o espaço para pernas e ombros é consideravelmente superior ao Fiat. Cinco adultos médios ficam relativamente confortáveis dentro do carro, que conta com habitáculo com 1.339mm de espaço para os ombros, 1.009mm para cabeça no banco dianteiro e 945mm no banco traseiro, e distância entre-eixos de 2,75 metros, o que permite maior espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro.

Vida a bordo
Avaliamos a versão intermediária do modelo, batizada de Highline, com motor 1.6l flex, 8 válvulas, de 104 cv quando abastecido com etanol, que custa a partir de R$ 52.720, mas pode chegar a R$ 56.660 com todos os opcionais de fábrica. O modelo cedido pela VW tinha cor metálica (R$ 1.109), rodas de liga-leve aro 15” e sensores de estacionamento traseiros (R$ 1.190) e capota marítima (R$ 1.140). Só faltou os bancos em couro sintético (R$ 501).

Entre os itens de série, nada muito espetacular. Trio elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado, som com bluetooth, computador de bordo, alarme na chave e retrovisor externo com função tilt-down, entre outros.

Com molas helicoidais na suspensão traseira, a picape leve da VW alcança nível de conforto e dirigibilidade idêntica a de um automóvel de passeio, porém perde um pouco em relação à capacidade de carga. Este é o principal item que o comprador deve levar em conta ao escolher o modelo.

Infelizmente a VW optou em instalar a versão mais fraca do motor 1.6l, com 8 válvulas. O propulsor 1.6l 16V de 120 cv está disponível somente na Saveiro Cross, que custa a partir de R$ 59.990. Uma pena pois a Highline é fraca e ruim de retomada, apesar de ter um bom torque em baixa rotação.

Outro item que pode ser melhorado é o estepe sob o assoalho, que fica bem visível por conta da suspensão elevada e é fácil de roubar. Tanto que a recomendação ao retirar o veículo para teste foi de cuidado ao estacionar na rua, pois já tiveram alguns estepes furtados.

Ficha técnica
Volkswagen Saveiro Highline Cabine Dupla 1.6l
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 1.6l, 8V, Flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 104/101cv a 5.250 rpm (etanol/gasolina)
Torque: 153/151 Nm a 2.500 rpm (e/g)
Câmbio: manual – 5velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 205/60 R15
Freios: disco ventilado na dianteira (256mm) e sólido na traseira (232mm), ABS com EBD
Dimensões: comprimento, 4.493mm; largura, 1.898mm; altura, 1.553mm; entre-eixos, 2.753mm
Peso: 1.111kg
Volumes: caçamba – 580l; tanque de combustível: 55l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 10,9/11,2s (e/g); velocidade máxima: 171/169Km/h (e/g)
Comsumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.