VW Gol Rallye 1.6l – Agora com muito mais vida

Depois de quase três décadas de fabricação, o Gol não chama a atenção por onde passa. E nem poderia ser diferente. Mas no caso da versão Rallye 2015, a história é outra. A Volkswagen adotou para o modelo um novo motor, o MSI 1.6l, 120 cv de potência, resultado do projeto tricilíndrico do up!. O saldo é melhor desempenho e menor consumo de combustível, somando ao ótimo casamento com a caixa de transmissão manual de cinco marchas, que tem engates precisos.

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Durante uma semana rodamos com o veículo entre estrada e cidade, e não foi difícil constatar que o somatório propulsor, câmbio e conjunto de suspensão deram mais vida ao Gol. Verdade que a configuração Rallye é muito diferente se comparada as demais versões do compacto, a começar pelo preço, cerca de R$ 53 mil. Claro que neste valor estão incluídos alguns equipamentos como rádio CD player com MP3, entrada USB, Bluetooth; volante multifuncional, sensor de estacionamento. Já a lista de opcionais como a cor Laranja Canyon, retrovisor interno eletrocrômico, limpador do para-brisa com temporizador e sensores de chuva e crepuscular deixam o carrinho acima de R$ 53 mil. Valor discutível pois continua sendo o conhecidíssimo Gol.

Só que até é possível esquecer em qual veículo se está quando chega a hora de avaliar. É ai que surge a diferença em relação aos outros irmãos. Aos dois mil giros, o motor responde muito bem seja na cidade ou na estrada. Mérito para a transmissão. A suspensão mais alta (28mm) é outra diferença da versão, aumenta o conforto principalmente em pisos irregulares, e não chega a prejudicar a estabilidade. O carro é sempre na mão do motorista.

Em termos de consumo o Rallye não deixa a desejar. Durante a avaliação chegou, segundo o computador de bordo, acima dos 11,5 km/l, em estrada e na cidade na faixa de 8,7km/l. Uma média positiva, se for levado em comparação ao Gol menos “aventureiro”.

Ainda que a todo instante sejamos lembrados que estamos à bordo do Gol – basta ver o espaço para quem viaja no banco traseiro – o carrinho conta com um equipamento que pode ser bem útil e ajudar o motorista mais distraído a economizar combustível: um indicador de marchas. Quanto a acústica, é verdade que o ronco do motor invade a cabine, mas não chega a ser um grande problema, é suportável.

Para um carro que custa acima de R$ 50 mil, alguns pontos pesam contra, como a simplicidade do acabamento (embora o plástico seja de boa qualidade), altura do banco do motorista, baixo demais e sem regulagem.

De uma maneira geral a versão até agrada, principalmente pelo novo motor e pela caixa de transmissão. No restante, a sensação é de se estar na versão anterior. Quanto a ideia de seguir a denominação Rallye, é bem melhor ficar mesmo no tradicional, nada de aventuras ousadas.

Ficha técnica
Volkswagen Gol Rallye 1.6l
Motor: dianteiro, 4 cilindros, 16V, Flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 110/120cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: manual – 5 velocidades
Direção: hidráulica
Tração: dianteira
Pneus: 195/50 R16
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira (232mm), ABS
Dimensões: comprimento, 3.924mm; largura, 1.659mm; altura, 1.491mm; entre-eixos, 2.467mm
Peso: 1.043kg
Porta-malas: 285l
Tanque de combustível: 55l
Desempenho: 0 a 100 km/h – 9,9s/9,5s (g/e); velocidade máxima: 184/190Km/h (g/e)
Consumo (Km/l): cidade – n/d; estrada – n/d

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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