O sistema de direção hidráulica é muito comum nos veículos hoje em dia. E já faz tampo que aprendemos a fazer a correta manutenção deste componente. Mas, de vez em quanto, surgem surpresas desagradáveis, difíceis de explicar. Este é um desses casos.
O dono do carro chegou à oficina reclamando de barulho ao esterçar o volante, principalmente na fase fria do motor, pela manhã, ao dar a partida, e também no fim do dia, sempre que o veículo ficava parado por algumas horas. Já fazia meses que o barulho o incomodava. O carro era um Toyota Camry, V6, 2007, com aproximadamente 88.000 km, porém este é um defeito que pode acontecer com qualquer modelo, marca e idade de veículo.
A princípio suspeitamos de entrada de ar no sistema, uma vez que na maioria dos casos é isso que causa o barulho. Fizemos uma revisão geral no sistema e não encontramos vazamentos. Verificamos o nível do fluido de direção hidráulica e estava em ordem.
Resolvemos, então, fazer um teste e trocar a bomba da direção hidráulica por outra, recondicionada. O barulho sumiu por alguns dias, mas retornou. Assim, recolocamos a bomba original, e partimos para uma outra solução.
O barulho era típico de engripamento das palhetas da bomba. A maioria das bombas de direção hidráulica utilizam um conjunto de palhetas retráteis que giram no interior de uma câmara oval. Ao fazer esse movimento, sugam o fluido hidráulico sob baixa pressão da linha de retorno e o força para a saída sob alta pressão. Em alguns casos raros, as palhetas engripam e como resultado, geram ruído.
Uma vez que não foram constatados vazamentos no sistema, o fluido era novo e todas as mangueiras estavam em perfeito estado, decidimos experimentar a aplicação de aditivo a base de teflon, um recurso que temos utilizado em larga escala aqui na oficina, principalmente em veículos que rodam bastante. Aplicamos este produto nos motores para protegê-los de forma preventiva, uma vez que já comprovamos a sua eficácia.
O produto é aplicado pelo compartimento de abastecimento do óleo lubrificante e à medida que chega aos componentes móveis de dentro do motor, cria uma micro película de teflon que reduz o atrito e faz o conjunto trabalhar de forma mais livre e solta.
Utilizamos assim o mesmo produto no sistema de direção hidráulica, a fim de criar essa película de teflon nas palhetas da bomba e também na câmara oval.
Com apenas 1/3 do frasco de 200 ml de aditivo, obtivemos um resultado positivo e, três minutos após a aplicação, todo o barulho havia desaparecido por completo.
Este é o tipo de defeito intrigante que muitos profissionais acabam quebrando a cabeça para solucionar, e nem sempre a solução mais complexa é a que resolve o problema.
Assista esta matéria em vídeo pelo Canal 100% Motor
Editor da Revista Farol Alto