Troca de óleo – Descuido causa buracos no motor

Júlio de Souza SouzaCar  Rua Baquiá, 520, Carrão  (11) 2295-7662
Júlio de Souza
SouzaCar
Rua Baquiá, 520, Carrão
(11) 2295-7662

Muitas vezes falamos diversas vezes as mesmas coisas, ao ponto de ficar repetitivo e até mesmo chato. Mas, por mais que a gente fale e repita, sempre tem alguém que insiste em não ouvir.

Eis aqui um caso clássico. Este é um cliente novo aqui da oficina, que nos trouxe uma Meriva 1.8l flex 2006, com 98.000 km, que precisou de um motor inteiro novo. O que aconteceu neste veículo pode ocorrer em qualquer outro, se a atitude do motorista for a mesma.

O dono do carro nunca fez a troca de óleo do motor, somente completava o nível, e como resultado, o bloco estourou em dois locais.

O mais impressionante é que o motor funcionou um bom tempo com as luzes de advertência de óleo do painel acesa, mas nem assim o motorista encostou o carro na oficina. Só o fez quando o veículo não dava mais partida.

Por falta de lubrificação, o motor aqueceu e o motorista não parou. Resultado: dois furos no bloco do motor causados por borra e falta de cuidado
Por falta de lubrificação, o motor aqueceu e o motorista não parou

Ao abrir, constatamos uma quantidade enorme de borra no carter, o que provocou o entupimento do pescador do óleo, o que causou a falta de lubrificação e o rompimento da carcaça do motor.

O que mais chama atenção neste caso é que por um descuido contínuo o proprietário teve um prejuízo de mais de R$ 9.000, sendo que poderia ser facilmente evitado.

Resultado: dois furos no bloco do motor causados por borra e falta de cuidado
Resultado: dois furos no bloco do motor causados por borra e falta de cuidado

Para um carro com 98.000 km este é um defeito bem precoce. Se ele tivesse feito as revisões com a troca de óleo na época certa, utilizado o lubrificante específico para o motor, recomendado no manual do proprietário, poderia utilizar o carro até uns 300.000 km com tranquilidade.

De acordo com o manual do proprietário do Chevrolet Meriva 1.8 flex, é recomendado a troca do óleo com o motor quente a cada 7.500 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, se o veículo estiver sujeito às condições severas de uso (frequentes congestionamentos, percurso curto com o motor não completamente aquecido, uso freqüente em estradas de poeira, areia e trechos alagados, ou com reboque de trailer ou carreta, e utilização como táxi, veículo de polícia ou atividade similar). Fora estes casos, a troca pode ocorrer a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Borra entupiu o pescador
Borra entupiu o pescador

De acordo com o manual do proprietário, o carro sai de fábrica com óleo API Sl, com viscosidade SAE 5W30. A GM recomenda a verificação do nível do óleo semanalmente, e informa que é normal o consumo de até 0,8 l de óleo a cada 1.000 km rodados.

Para verificar o nível de óleo, é importante que o carro esteja nivelado e com o motor desligado e à temperatura normal de funcionamento. Antes de medir o nível, deve-se esperar pelo menos dois minutos, para dar tempo ao óleo retornar todo ao cárter. Outra possibilidade é verificar logo pela manhã, antes da primeira partida do dia.

O nível deve ficar entre as duas marcas, de mínimo e máximo. Abaixo do nível mínimo, deve-se completar o nível, com o mesmo tipo de óleo utilizado na última troca. Se não souber qual foi o tipo do óleo, recomenda-se a troca, mesmo que o óleo esteja dentro do período de validade.

Assista esta matéria em vídeo pelo Canal 100% Motor

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.