Qualidade – Defeitos originais

Adilson Abachioni,  Auto Astral Mecânica Av. dos Pequis, 320  Jd. Vl. Formosa  (11) 2916-0599
Adilson Abachioni,
Auto Astral Mecânica
Av. dos Pequis, 320
Jd. Vl. Formosa
(11) 2916-0599

A qualidade dos componentes utilizados no reparo automotivo é fundamental para a realização de bons serviços. Por isso, sempre compramos peças de reposição em lojas de confiança e de marcas reconhecidas, e quando o cliente opta por adquiri-las por conta própria, recomendamos que façam o mesmo. E nunca se esqueçam da nota fiscal.

Porém, recentemente tive um caso que chamou atenção pois mesmo comprando peça original e realizando o procedimento de substituição corretamente, fui surpreendido por um defeito de fabricação do componente.

O carro em questão era um Chevrolet Zafira, que precisou de um novo conjunto de embreagem hidráulica- disco, platô e atuador. Após substituir todos os componentes, fizemos a troca do fluido de freio, pois ele é o responsável pelo funcionamento hidráulico do atuador. Ao pisar no pedal da embreagem, o atuador é acionado, pressiona o platô e libera o disco para fazer a troca de marcha.

O caso foi com um Chevrolet Zafira, mas poderia ser com qualquer outro modelo
O caso foi com um Chevrolet Zafira, mas poderia ser com qualquer outro modelo

Não trocar o fluido até representa uma economia, mas não vale a pena, pois pode estar contaminado e danificar o atuador. Nestes casos, toda a garantia da peça é anulada.

Montamos o câmbio, testamos e entregamos o veículo. Alguns dias depois, o cliente volta à oficina, sem embreagem e reclamando de vazamento de fluido. Desmontamos novamente o câmbio e detectamos que o atuador estava vazando, algo que jamais imaginaríamos acontecer com uma peça de reposição original.

Ao trocar o kit de embreagem...
Ao trocar o kit de embreagem…

O fluido contaminou o disco e platô, o que nos obrigou a trocar todo o kit de embreagem novamente. Entramos em contato com o fabricante do atuador, que informou a necessidade de espera de 30 dias para o laudo do ocorrido.

Felizmente, para não deixar o cliente esperando, nosso fornecedor de peças trocou o atuador em garantia no mesmo dia, mas tivemos de comprar disco e platô novos. Esta é uma saia justa que as oficinas estão sujeitas, pois como o cliente confiou a nós a compra das peças de reposição, sempre fica uma desconfiança a cerca da qualidade do componente aplicado.

... o atuador hidráulico vazou
… o atuador hidráulico vazou

Fato é que o cliente foi prejudicado, houve um transtorno desnecessário, pois além de precisar voltar à oficina com um defeito que não existia, ficou dias a mais sem o carro.

Depois de 30 dias, o resultado da análise do fabricante do atuador foi a esperada: houve mesmo um defeito de fabricação, e com isso, tivemos os valores de mão de obra e peças adicionais ressarcidos.

Mas, e se o cliente tivesse optado pela compra direta das peças? Como seria o procedimento? Neste caso, ele deve arcar com todos os ônus e responsabilidades. Ele deve ir ao local onde adquiriu as peças e entrar com um processo de garantia, e negociar diretamente com a loja ou fabricante do componente. Além disso, deve adquirir as peças novas e também pagar a mão de obra para o novo serviço.

Alexandre Akashi

Editor da Revista Farol Alto

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