BMW i3 chega ao Brasil

A nova versão do  compacto premium elétrico da BMW, i3, começa a ser vendido do Brasil, em três versões: i3 REX (R$ 199.950), i3 REX Connected (R$ 211.950), e REX Full (R$ 239.950).

Concebido desde o início como um veículo elétrico, o  modelo conta com uma unidade elétrica BMW eDrive de 125 kW (170 cv), entre 4.500 e 5.000 rpm, e 250 Nm de torque, de 75 a 4.800 rpm, transmissão automática continuamente variável, tração traseira, e baterias de alta voltagem de íons de lítio ( 94 Ah/33 kWh). Na configuração i3 REX alcança 180 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico (até 235 quilômetros no ciclo NEDC), e mais 150 km, com a ajuda do extensor de autonomia (REX), somado a um motor a gasolina compacto, de 647 cm³. O Novo BMW i3 acelera de 0 (zero) a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.

O i3 tem uma arquitetura especialmente desenvolvida para veículos elétricos  capaz de proporcionar segurança, baixo centro de gravidade, redução significativa de peso e distribuição, garantindo ao veículo a mesma agilidade dos demais modelos da marca. A arquitetura BMW LifeDrive é constituída por duas unidades funcionais distintas. O módulo superior, Life, integra uma célula de passageiros altamente resistente, construída em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP); enquanto o módulo Drive, feito de alumínio, abriga os conjuntos motriz, de suspensão e das baterias de alta tensão, além de outros componentes estruturais do veículo. Entre outras vantagens garantidas pelo BMW LifeDrive destacam-se a forma segura como os elementos do módulo Drive estão acomodados, e a ausência do túnel central no assoalho traseiro, proporcionando mais espaço para os ocupantes do veículo.

Os motores elétricos e à combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão. As baterias de íons de lítio, por sua vez, estão acomodadas embaixo do assoalho, entre os eixos do veículo.

Design

O novo BMW i3  mantém preserva o desenho da versão anterior (inclusive nas medidas: 4,011 metros de comprimento, 1,775 m de largura, 1,598 m de altura e 2,570 m de distância entre-eixos, porta-malas de 260 litros e tanque de combustível, 9 l) com algumas modificações como  o para-choque dianteiro, passa a percepção de largura, enquanto na traseira, as novidades ficam por conta do para-choque, mais robusto e de apelo esportivo, novo friso horizontal metálico que atravessa a porta traseira de lado-a-lado. Emblemas com a inscrição “eDrive” e “i3”, posicionados nas extremidades da tampa do porta-malas. O conjunto óptico é formado por faróis com lâmpadas Full LED e luzes indicadoras de direção, também em LED, com desenho horizontalizado, mais harmônico, e que substitui as anteriores, de formato circular.

Por dentro revestimento de couro nos bancos, madeira aplicada ao painel de instrumentos originária de eucaliptos cultivados e certificados na Europa.

De série traz  teto solar de cristal e acionamento elétrico, sistema de áudio Harman Kardon, e do assistente de estacionamento (Parking Assistant), com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro.

O compacto elétrico incorpora o sistema ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – e que permite conexão à internet, oferece acesso às informações de trânsito em tempo real e notícias personalizadas; envio e recebimento de e-mails e alertas de manutenção de componentes (Teleservices). Por meio do recurso Concierge é possível solicitar reservas em hotéis, consultar cotações de moedas estrangeiras e recomendações sobre restaurantes; a Chamada de Emergência Inteligente auxilia os ocupantes quando mais precisam, em caso de acidente.

Nos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico, que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso.

 

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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