Manutenção preventiva garante o caminhão sempre na pista

Lugar de caminhão é sempre na estrada e, preferencialmente, rodando em ótimas condições. Mas para que isso aconteça, é fundamental que o caminhoneiro ou a empresa  façam a manutenção preventiva em dia. Entre os vários equipamentos que devem constar da lista de verificação, os filtros merecem uma atenção especial. Cada um  deles desempenha uma função, contribuindo na vida útil do motor e dos demais componentes, além de contribuir na redução das emissões de poluentes e do consumo de combustível.

Segundo Maurício Freitas, gerente de Marketing de Produtos da PACCAR Parts, divisão de peças da PACCAR,  tem algumas dicas preventivas:

O filtro de óleo deve ser substituído a cada troca de óleo para que os detritos que já foram filtrados não prejudiquem o óleo novo. Quando utilizada além de sua capacidade, a peça não cumpre adequadamente sua função podendo até fundir o motor.

O filtro de ar deve ser trocado de acordo com as especificações do fabricante, mas é preciso ter atenção maior em veículos que realizam atividades extremas em um trânsito carregado, zona rural ou áreas de mineração. É importante manter o filtro de ar sempre em dia, pois se a peça estiver muito suja pode aumentar o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes.

Já o filtro de combustível deve ser substituído conforme orientações do fabricante do caminhão. Se a peça estiver gasta, irá reter partículas como ferrugem e resíduos do tanque de combustível, provocando perda de potência do motor.

“A substituição dos filtros básicos mencionados são de fundamental importância para o bom funcionamento do caminhão e aumento da vida útil do motor. O transportador ou caminhoneiro deve também levar em conta a operação e rota do veículo, discutindo com a concessionária ou oficina de confiança se é necessária alguma antecipação da troca de alguns desses componentes”, finaliza Maurício.

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.