Automóveis fabricados com alumínio utilizam menos combustíveis

O uso do alumínio na fabricação de um automóvel pode reduzir em mais de 400 quilos o peso de um carro de tamanho médio. Mais leve, significa economia de combustível, além de emitir menos poluentes e causar um menor desgaste de pneus e peças. Outra vantagem do uso do alumínio no setor de transportes é que o material pode ser reciclado infinitamente.

Este  é um dos temas que será debatido na ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio – que acontece em São Paulo, de 3 e 5 de setembro. A mostra ocorrerá  com  a 27ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018.

Um estudo realizado pelo Centro para Recuperação e Reciclagem de Recursos do Instituto Politécnico de Worcester (WPI), em Massachusetts, nos Estados Unidos, constatou que 91% do alumínio presente nos automóveis descartados no país são reciclados. O metal reciclado entra em um novo ciclo de vida na forma de rodas, para-choques e motores.

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, o Brasil também tem um grande potencial para o aumento na reciclagem do alumínio utilizado nos automóveis. O metal é o principal produto reciclado no território nacional, com 602 mil toneladas só em 2015 – o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, por exemplo, chega a 98%.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.