BMW inicia vendas do novo M2 Competition

A BMW iniciou a  pré-venda do novo M2 Competition, que vem substituir o M2 Coupé. O esportivo tem preço sugerido de R$ 377.950, conta como o motor 3.0 litros M TwinPower Turbo à gasolina, com seis cilindros em linha, 410 cavalos de potência de 5.230 a 7.000 rpm e 550 Nm de torque entre 2.350 e 5.230 rpm. Através da injeção direta de combustível, da variabilidade dos comandos de válvulas pelo Valvetronic e Vanos e dos dois turbo compressores Mono Scroll.

Envolto por uma barra em fibra de carbono que aumenta a rigidez estrutural da dianteira e melhora a precisão em curvas, o motor  trabalha ao lado da transmissão automática de sete velocidades com dupla embreagem e Drivelogic (DCT), que transmite potência de forma ininterrupta durante as trocas de marchas enquanto o consumo de combustível e a emissão de poluentes são reduzidos. O carro vai de 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos (0,1s mais rápido que o M2 Coupé) e velocidade máxima de 280 km/h com o pacote M Driver.

O carro  conta com o sistema M Dynamic Mode, uma sub função do Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), permite um pequeno deslize dos pneus traseiros, otimizando a dinâmica de direção. Enquanto o DSC trabalha para evitar sub esterço e sobre esterço, o M Dynamic Mode permite explorar por completo o potencial dinâmico longitudinal e lateral do carro, sem perder o auxílio do DSC.

Visual

O exterior chama a atenção. Na dianteira, a grade em formato de rim ganhou contornos mais retilíneos e acabamento preto “high-gloss”. Nolvos retrovisores M, faróis adaptativos Full-LED, novo design das entradas de ar, que ficaram mais amplas, e um radiador adicional. O modelo ganhou ainda saídas de ar lateral em acabamento “dark chrome”, o qual é observado também no logotipo M na traseira e nas duplas saídas de escapamento.  Na traseira novas lanternas, que ganharam um reposicionamento das luzes internas, e pelas novas rodas de liga leve de 19 polegadas, exclusivas para o modelo.

O interior  segue a esportividade do M2, nova soleira com inscrição M2 Competition , acabamento em fibra de carbono no painel de instrumentos, console central e puxador das portas. O volante M multifuncional em couro possui costura interna nas cores M e oferece trocas manuais por meio de aletas, além dos botões seletores dos modos M Drive (M1 e M2), que permitem uma configuração personalizada da pilotagem a partir de ajustes específicos do motos, direção, transmissão e controle de estabilidade (DSC).

O sistema M Servotronic auxilia a condução ajustando a direção elétrica do veículo para se adequar à velocidade atual, assegurando destarte uma resposta de direção imediata e precisa em velocidades mais altas. Além disso, ele facilita também os níveis de conforto ao dirigir em velocidades mais baixas, por exemplo, ao estacionar ou manobrar. Painel de instrumentos tem novo display Black Optic com ponteiros vermelhos e grafia M2 Competition. Perto dele, o botão Start/Stop possui uma aparência mais esportiva, na cor vermelha, o porta-malas tem capacidade para 390 litros.

 

Equipamentos

O novo BMW M2 Competition traz de série bancos de couro com ajustes elétricos e função de memória; sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos; ar-condicionado automático digital dual zone; pacote de luzes internas e retrovisores externos com declinação e rebatimento,  câmera de ré; sistema Driving Assistant; controle de cruzeiro com função de freio; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes e Pacote M Driver, que proporciona um aumento no limite da velocidade para 280 km/h).

Freios M Sport; faróis Full-LED Adaptativos; assistente de farol alto; air bags duplos dianteiros, laterais dianteiros e cortina dianteiros e traseiros; além de controles de estabilidade e tração.De olho na condução eficiente, com a função de regeneração de energia o alternador gera energia elétrica quando o condutor trava ou liberta o pedal do acelerador. Assim, a energia cinética anteriormente não utilizada é transformada em energia elétrica para alimentar a bateria.

A função automática start stop desliga o motor quando o veículo efetua uma paragem temporária, por exemplo, em semáforos ou congestionamentos, para economizar combustível. Assim que o condutor liberta o pedal do freio (transmissão M DCT), o motor volta a ligar-se automaticamente numa fração de segundos.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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