Eletra apresenta ônibus elétrico e híbrido em feira de transporte

 

De  31 de julho a 2 de agosto acontece no  Transamérica Expo Center, a Feira Latino-americana do Transporte (Lat.Bus & Transpúblico 2018), onde será debatido o futuro do transporte e as tecnologias  totalmente elétrica e híbrida. Entre os fabricantes de ônibus que estarão presentes, a Eletra apresenta o Dual Bus, novo conceito de veículo elétrico/híbrido já em utilização pela Metra Transportes, no Corredor ABD, na Grande São Paulo.

O veículo circula em diferentes configurações, como híbrido, trólebus e híbrido ou elétrico puro.  Mede 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 82 passageiros, possui motor elétrico desenvolvido pela WEG e gerador formado por um motor veicular movido a diesel OM 924 Série A Euro V desenvolvido pela Mercedes-Benz especialmente para o projeto. É equipado com transmissão automática Alisson. As mudanças de marcha e velocidade ocorrem suavemente, sem trancos, mesmo com o veículo lotado e numa pista em aclive.

Movido por um conjunto de 193 baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre a capota, na versão Elétrico Puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa e potente. O Dual Bus desliza suavemente sobre a pista, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera.

Conectado à rede aérea, como trólebus, não emite nenhum tipo de gás poluente na operação. O mesmo veículo, entretanto, pode operar sem depender da rede aérea quando for selecionado o modo elétrico-híbrido. Neste modo, o funcionamento de um motor gerador a diesel ou biodiesel alimenta o motor elétrico.

A tecnologia é de ônibus híbrido em série, ou seja, ambos os motores. O elétrico e o propulsor a combustão funcionam juntos constantemente, mas é só o motor elétrico que faz o ônibus se mover. Como o motor diesel só serve para a geração de energia, pode ser de menor cilindrada que o propulsor convencional de um ônibus, gerando menos poluição e ruído. O resultado é a redução de emissão de poluente de 95% em relação à de um ônibus a diesel comum.

Por essa característica, o motor desenvolvido para o projeto é um diesel de 7 litros em vez do tradicional de 12 litros. Também é possível que o veículo opere apenas com a energia armazenada nas baterias, independentemente de rede área e da geração do motor de combustível fóssil. O Dual Bus não exige investimento em infraestrutura de recarga para as baterias porque quando opera como híbrido ou elétrico as baterias são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como kers, sigla em inglês que identifica a recuperação de energia cinética.

 

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

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