Ligação Rio e São Paulo ganha corredor de abastecimento de carros elétricos

A Rodovia  Presidente Dutra, estrada que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, terá a partir desta  segunda-feira(23/7), seis postos de carregamento para carros elétricos. A iniciativa é uma iniciativa da BMW do Brasil com a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com apoio da Ipiranga.  Com isso, será possível os veículos elétricos percorrerem os 430 quilômetros da rodovia sem qualquer problema.

As estações de recarga estão distribuídas em seis pontos distantes cerca de 122  quilômetros entre cada uma.  O tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga. O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

Comparando com um automóvel abastecido com gasolina e consumo aproximado de 10 quilômetros por litro, em média, o custo de reabastecimento dos carros elétricos corresponde a aproximadamente um quinto do valor gasto com combustível para percorrer o mesmo trajeto.

Foram investido aproximadamente R$ 1 milhão para a instalação dos seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga.  Inicialmente, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Pontos de recarga

 

Razão Social Endereço Cidade
SAO JORGE DO PARATEI A P E SERV LTDA Rod Pres Dutra S/N Km 179 Guararema (SP)
AUTO POSTO GAP SAO JOSE LTDA Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 9500 São José dos Campos (SP)
POSTO CLUBE DOS 500 LTDA Rod. Presidente Dutra, Km 60, S/N Guaratinguetá (SP)
POSTO ESTRELA DA DUTRA LTDA Rod. Pres. Dutra, Km 06, S/N Queluz (SP)
COMERCIAL H KARL ALLERS LTDA (MAMAO) Rod. Presidente Dutra, Km 74, S/N Piraí (RJ)
P ABAST ALLERS LTDA (NACIONAL) Rod. Pres. Dutra, Km 237 Piraí (RJ)

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.