A Volkswagen liberou as primeiras imagens do seu mais novo SUV, o T-Cross. Previsto para ser lançado no segundo semestre, ele será produzido em São José dos Pinhais (PR), e terá duas motorizações: 1.0 TSI flex, 128 cv, e 1.4 TSI flex, de até 150 cv. O jipinho vem para brigar com o Renegade (Jeep), Creta (Hyundai), e o HR-V (Honda).
Medindo 4.192 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (10 mm mais alto que o T-Cross europeu), e distância de entre-eixos de 2.649 mm (maior 86 mm que a versão europeia), tem porta-malas com capacidade de 390 litros. Embora esteja parcialmente camuflado, o modelo apresenta uma grade dianteira ampla integrada aos faróis de Led, faróis de neblina se destacam.
Utilizando a plataforma denominada MQB, a mesma do Polo e do Virtus, a versão nacional do SUV contará com seis airbags, sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, Park Assist 3.0, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais, além de outros sistemas e equipamentos.
Embora a Volkswagen não tenha dado detalhes do interior do veículo, já se sabe que entre os opcionais, um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e um cockpit digital “Active Info Display” (painel de instrumentos).
E quanto irá custar? Essa resposta só virá na época do lançamento. Mas deverá ter preço próximo aos concorrentes.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo