Magneti Marelli amplia catálogo de componentes de injeção eletrônica

A Magneti Marelli Cofap está lançando 55 novos códigos de sensores de detonação, sensores de velocidade e solenoides de partida a frio,  ampliando a linha de produtos destinados a sistemas de injeção eletrônica de combustível. Esses novos itens vem complementar o portfólio do segmento de reposição de autopeças.

São 25 novos códigos de sensores de detonação e 17 de sensores de velocidade, destinados a veículos nacionais e importados, cuja cobertura de frota no segmento leve é superior a 98%. Além dos sensores, a Magneti Marelli lança também 13 códigos de solenoides de partida a frio. O componente funciona como uma válvula, responsável pela injeção de gasolina nos sistemas de alimentação dos motores movidos a Etanol e também nos FlexFuel, durante a partida do motor, na fase fria.

Os sensores de detonação (KS) atuam no controle da ignição, monitorando os ruídos oriundos das explosões na câmara de combustão com o objetivo de identificar a ocorrência da pré-detonação, conhecida como batida de pino. Graças a esse componente, o sistema de injeção pode manter o regime de avanço do ponto de ignição o mais próximo possível do ideal, fazendo com que o motor trabalhe na melhor condição de desempenho e economia.

Avarias nesse componente podem ocasionar falhas no sistema de ignição, sendo os mais relevantes a elevação do consumo de combustível, o desgaste excessivo das velas de ignição e a ocorrência de pré-detonação em níveis capazes comprometer seriamente outros componentes do motor.

Os sensores de velocidade (VSS) são geralmente montados no câmbio, com a função de informar a velocidade do veículo para a central eletrônica (ECU) que, por sua vez, reflete a informação para o condutor do veículo através do painel de instrumentos e, principalmente, para os diversos sistemas eletrônicos interligados, que dependem desse dado para funcionarem corretamente, como o sistema de freios ABS, os air bags e as transmissões automática ou automatizada, entre outros.

Os sensores de detonação e de velocidade e também os solenoides de partida a frio, possuem durabilidade excepcional devido à qualidade dos terminais e contatos, que apresentam resistência à corrosão e ao desgaste, reduzindo a possibilidade de falha por mau contato.

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.