A Mitsubishi está comemorando 20 anos da fábrica em Catalão, Goiás. Ocupando uma área construída de247.000 m², 17 vezes maior que os 14.000 m² que tinha em 1998, quando a primeira picape L200 foi produzida. Nestas duas décadas mais de 500 mil veículos deixaram a linha de produção A planta conta com mais de 2.000 empregos diretos e 500 indiretos.
A maior parte dos funcionários, 93% , é proveniente da cidade de Catalão. Por ano, são injetados R$ 130 milhões em salários na cidade e a Mitsubishi é a maior arrecadadora de ICMS do município.
A fábrica possui uma infraestrutura completa para a produção: solda (chassi e carroceria), tratamento anticorrosivo, pintura tri-coat, fábrica de motores, linha de montagem, inspeção final e envio. A planta é capaz de montar até 30 diferentes versões de veículos simultaneamente.
O projeto da unidade foi dividido em dois planos de investimentos, responsáveis pela ampliação da capacidade produtiva e na produção de novos produtos. Em 2000, deu-se início ao Projeto Anhanguera I com investimento de 100 milhões de dólares, dividido em três fases, com o objetivo principal de lançar novos modelos, verticalizar os processos de produção e implantar o sistema de pintura, já na primeira fase.
Na Fase 2, que começou em 2004, foram construídos os edifícios de Moldagem de Plásticos, P&A, prédio para veículos especiais, além da ampliação do prédio de produção. Tudo isso possibilitou a fabricação de mais um modelo, o Pajero Sport. Já na Fase 3, que começou em 2007, foi ampliada a área de solda de carrocerias e do armazém de materiais e começou a produção do quinto produto, a L200 Triton.
No início de 2008, saiu da linha de montagem o primeiro modelo flex: o Pajero TR4 Flex. Na sequência vieram o Pajero Sport Flex (primeiro motor V6 Flex do mercado) e a L200 Triton Flex (primeira picape cabine dupla 4×4 Flex). Com este mesmo motor, a picape tornou-se o primeiro veículo bicombustível a vencer uma prova internacional, o Rally dos Sertões, em 2010. No final da Fase 3, a área construída chegou a quase 100.000 m2.
Em 2010 nascia o projeto Anhanguera II nascia com o objetivo de produzir quatro novos produtos e mais do que dobrar a planta da fábrica com um investimento de R$ 1,1 bilhões. Já em 2011, o Pajero Dakar foi o sexto produto a ser produzido na fábrica de Catalão. Em 2013, era inaugurada a primeira fábrica de motores da marca fora do Japão, que já produziu mais de 60.000. Em 2013, começou a produção do ASX, no ano seguinte foi a vez do Lancer Sedan entrar em produção no Brasil.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo