ZF recebe nova certificação de qualidade na América do Sul

A ZF acaba de conquistar a certificação International Automotive Task Force (IATF), a mais nova norma de gestão de qualidade, relevante para todas as empresas fornecedoras da indústria automotiva. As plantas de Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara e Iracemápolis (SP) receberam suas certificações em fevereiro deste ano. Em maio foi a vez das unidades de Limeira e Engenheiro Coelho (SP). Em junho a planta de San Francisco na Argentina e em julho a planta 2, localizada em Sorocaba.

Um dos objetivos da nova norma para todo o setor automotivo é o de aumentar a qualidade dos produtos, com identificação de riscos ao longo de toda a cadeia, de forma mais antecipada para que sejam eliminados, evitando qualquer impacto aos clientes.

Segundo o diretor de Qualidade América do Sul, Marcelo Oliveira, o IATF é um requisito essencial para qualquer organização que opera na cadeia global de fornecimento. “ O grau de severidade e rigor da nova norma está muito maior em relação à anterior, com mudanças principalmente relacionadas à gestão de riscos, desdobramentos em ações para suas soluções e aproveitamento de oportunidades. Além disso houve a ampliação da visão sobre o nível de participação e conhecimento dos diversos níveis hierárquicos acerca dos processos. Não somente quem produz, planeja a produção, compra está envolvido na certificação, mas toda a média e alta gestão da companhia”, explica.

 

 

 

 

Antonio Puga

Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.