A quinta geração do RAV4, da Toyota, já tem data para ser lançada no Brasil, em junho. Importado do Japão, o SUV será comercializado em duas versões híbridas- S Hybrid (R$ 165.99) e SX Hybrid( R$ 179.990).
Recheado de novidades o veículo foi construído na plataforma conceito TNGA, a mesma de outros modelos da marca asiática, Prius e o novo Corolla. O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.
O propulsor é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V, que incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente (VVT-i), que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta D-4S, que adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.
O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico, 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa. Com esse sistema tem autonomia de mil quilômetros com um único tanque de 55 litros.
A Toyota fez mudanças importantes no SUV, como uma aparência mais musculosa, faróis dianteiros contam com tecnologia LED, luzes diurnas LED DRL, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular na dianteira, enquanto na traseira lanternas em LED.
O RAV4 também ficou maior , o entre-eixos, agora mede 2,69 metros, contra os 2,66 do modelo anterior, tem 4,60 m de comprimento e porta-malas de 580 litros.
A versão S Hybrid traz de série sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS), banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7 polegadas, sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC).
Já a versão SX Hybrid conta ainda com teto solar, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo