A Ford apresentou um robô desenvolvido pela Agility Robotics para trabalhar junto com os veículos autônomos. Dotado de duas pernas e braços, “Digit” é capaz de levar as encomendas até a porta do cliente. Projetado para se dobrar automaticamente e ser transportado na traseira do veículo, entrando em ação quando ele chega ao seu destino para completar a última etapa da entrega.
Feito de material leve, ele levanta pacotes com até 18 kg, subir e descer escadas, andar em terrenos irregulares e até sofrer esbarrões sem perder o equilíbrio. Como a maioria das residências tem acesso por escadas, sem rampas, seria difícil para um robô com rodas se movimentar nesses locais.
Para mapear o ambiente e contornar obstáculos, além de câmeras e sensor óptico LiDAR, o androide usa outro recurso inovador: recebe informações sem fio do poderoso sistema de sensores e computação do veículo. Assim, consegue transitar com agilidade nos mesmos locais que as pessoas sem ter de carregar o peso de um sistema de hardware próprio.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo