A Volvo traz para o país a nova geração do S60. O modelo será comercializado em três versões-T4 Momentum , T5 Inscription e T8 R-Design- com preços a partir de R$ 195.990. Essa terceira geração passou uma atualização, inclusive no tamanho, ele ficou mais longo 12,6 cm, mais baixo (-5,3 cm) e com distância entre os eixos maior (+9,6 cm) em comparação a versão anterior.
Entre as mudanças o conjunto ótico com formato em T, faróis Full LED incorporam quatro funções. A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros, nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.
O S60 conta com controle dinâmico de estabilidade e de tração nas quatro versões comercializadas: T4 Momentum (190 hp), T5 Inscription (254 hp) e as híbridas plug-in T8 R-Design e Polestar. As híbridas plug-in, combinam o motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio (11,6 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, desempenho que faz o veículo atingir do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.
O S60 tem diferentes modos de condução, onde um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar entre as configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção Eco, Comfort; Dynamic e Individual.
As versões híbridas plug-in T8 (R-Design e Polestar) contam com quatro modos de condução: Pure (uso urbano); Hybrid (uso cotidiano); Power (condução esportiva) e AWD (All Wheel Drive): para tração permanente.
O veículo vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.
O S60 é equipado com a transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.
Segurança e tecnologia
O sedã esportivo é equipado com o City Safety, sistema de frenagem automática para evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite. Sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.
O veículo traz ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h.
Preços e versões
S60 T4 Momentum – R$ 195.950
S60 T5 Inscription – R$ 229.950
S60 T8 R-Design – R$ 269.950
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo