Agora é definitivo. A FCA – Fiat Chrysler- e a Peugeot assinaram um acordo de fusão, nesta quarta-feira (18/12). Segundo o comunicado conjunto, a união cria o quarto maior fabricante de veículos em volume e o terceiro maior em receita. O novo grupo terá vendas anuais unitárias de 8,7 milhões de veículos, com receitas combinadas em torno de 170 bilhões de euros.
O novo grupo reúne as marcas Abarth, Fiat, Jeep, Dodge, Lancia, Ram, Chrysler, Alfa Romeo, Maserati, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, produzirá desde automóveis de luxo, premium até SUVs , picapes e utilitários leves. Entre os objetivos estão o de otimizar as plataformas de veículos, novas famílias de motores e novas tecnologias.
A negociação entre as duas montadoras foi divulgada em outubro. Desde o início estava definido que a participação seria de 50/50. A empresa controladora terá sede na Holanda, presidida por John Elkann, enquanto o executivo-chefe da Peugeot, Carlos Tavares, será o CEO com um mandato inicial de cinco anos.
Antonio Puga é jornalista, especializado no setor automotivo